@HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Thaís de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13923
Resumo: O inglês como lingua franca (ILF), uma língua de contato transnacional (CANAGARAJAH, 2006), tem se imposto como instrumento de acesso a discursos globais e de participação em uma comunidade imaginada (KANNO; NORTON, 2003). O fato de a língua ter se tornado uma moeda linguística que promete agência em um mercado global (NIÑO-MURCIA, 2003), associado à natureza violenta da expansão do inglês (MOITA-LOPES, 2008), contribui para o entendimento do ILF como uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997). Concebido à luz do conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), o modelo de avaliação de Projetos Temáticos de Multiletramentos (PTMs) propõe explorar (novos) multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; LEU et al., 2017; ROJO; MOURA, 2019), desenvolver o Letramento Crítico (LUKE, 2012; TILIO, 2019), e estimular a autonomia sociocultural (NICOLAIDES; TILIO, 2011). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do PTM @HerVoiceMatters.BR, que foi desenvolvido no contexto de ensino remoto no âmbito do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alinhado aos princípios dos estudos feministas do Sul global (LUGONES, 2010), o projeto propunha que alunos produzissem postagens na rede social Instagram sobre figuras públicas femininas brasileiras de relevância social, política ou cultural. Sendo assim, este estudo visou a analisar os enunciados produzidos pelos estudantes para entender a) como eles construíram a relevância das figuras públicas escolhidas; e b) a forma como seus textos refletiram e refrataram discursos apresentados a eles pelo projeto. De modo geral, observou-se que os estudantes construíram a relevância social, cultural ou política das figuras públicas femininas escolhidas através da apropriação de uma variedade de recursos semióticos disponíveis na plataforma Instagram e que suas produções ecoaram princípios dos estudos feministas do Sul global que fundamentaram a concepção do projeto.
id UFRJ_1589fdd8753c3947d9fe15c122fde987
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13923
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJMultiletramentosLetramentoLíngua inglesaAprendizagem de língua estrangeiraCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASO inglês como lingua franca (ILF), uma língua de contato transnacional (CANAGARAJAH, 2006), tem se imposto como instrumento de acesso a discursos globais e de participação em uma comunidade imaginada (KANNO; NORTON, 2003). O fato de a língua ter se tornado uma moeda linguística que promete agência em um mercado global (NIÑO-MURCIA, 2003), associado à natureza violenta da expansão do inglês (MOITA-LOPES, 2008), contribui para o entendimento do ILF como uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997). Concebido à luz do conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), o modelo de avaliação de Projetos Temáticos de Multiletramentos (PTMs) propõe explorar (novos) multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; LEU et al., 2017; ROJO; MOURA, 2019), desenvolver o Letramento Crítico (LUKE, 2012; TILIO, 2019), e estimular a autonomia sociocultural (NICOLAIDES; TILIO, 2011). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do PTM @HerVoiceMatters.BR, que foi desenvolvido no contexto de ensino remoto no âmbito do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alinhado aos princípios dos estudos feministas do Sul global (LUGONES, 2010), o projeto propunha que alunos produzissem postagens na rede social Instagram sobre figuras públicas femininas brasileiras de relevância social, política ou cultural. Sendo assim, este estudo visou a analisar os enunciados produzidos pelos estudantes para entender a) como eles construíram a relevância das figuras públicas escolhidas; e b) a forma como seus textos refletiram e refrataram discursos apresentados a eles pelo projeto. De modo geral, observou-se que os estudantes construíram a relevância social, cultural ou política das figuras públicas femininas escolhidas através da apropriação de uma variedade de recursos semióticos disponíveis na plataforma Instagram e que suas produções ecoaram princípios dos estudos feministas do Sul global que fundamentaram a concepção do projeto.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJTilio, Rogério Casanovashttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470http://lattes.cnpq.br/4530285922783482Sampaio, Thaís de Melo2021-03-22T21:01:08Z2023-12-21T03:00:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/13923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13923Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
title @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
spellingShingle @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
Sampaio, Thaís de Melo
Multiletramentos
Letramento
Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
title_full @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
title_fullStr @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
title_full_unstemmed @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
title_sort @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ
author Sampaio, Thaís de Melo
author_facet Sampaio, Thaís de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tilio, Rogério Casanovas
http://lattes.cnpq.br/4176886574555470
http://lattes.cnpq.br/4530285922783482
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Thaís de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Letramento
Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Multiletramentos
Letramento
Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description O inglês como lingua franca (ILF), uma língua de contato transnacional (CANAGARAJAH, 2006), tem se imposto como instrumento de acesso a discursos globais e de participação em uma comunidade imaginada (KANNO; NORTON, 2003). O fato de a língua ter se tornado uma moeda linguística que promete agência em um mercado global (NIÑO-MURCIA, 2003), associado à natureza violenta da expansão do inglês (MOITA-LOPES, 2008), contribui para o entendimento do ILF como uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997). Concebido à luz do conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), o modelo de avaliação de Projetos Temáticos de Multiletramentos (PTMs) propõe explorar (novos) multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; LEU et al., 2017; ROJO; MOURA, 2019), desenvolver o Letramento Crítico (LUKE, 2012; TILIO, 2019), e estimular a autonomia sociocultural (NICOLAIDES; TILIO, 2011). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do PTM @HerVoiceMatters.BR, que foi desenvolvido no contexto de ensino remoto no âmbito do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alinhado aos princípios dos estudos feministas do Sul global (LUGONES, 2010), o projeto propunha que alunos produzissem postagens na rede social Instagram sobre figuras públicas femininas brasileiras de relevância social, política ou cultural. Sendo assim, este estudo visou a analisar os enunciados produzidos pelos estudantes para entender a) como eles construíram a relevância das figuras públicas escolhidas; e b) a forma como seus textos refletiram e refrataram discursos apresentados a eles pelo projeto. De modo geral, observou-se que os estudantes construíram a relevância social, cultural ou política das figuras públicas femininas escolhidas através da apropriação de uma variedade de recursos semióticos disponíveis na plataforma Instagram e que suas produções ecoaram princípios dos estudos feministas do Sul global que fundamentaram a concepção do projeto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22T21:01:08Z
2021
2023-12-21T03:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13923
url http://hdl.handle.net/11422/13923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456014842986496