A adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Victor Soares de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21414
Resumo: Os avanços tecnológicos estão provocando mudanças disruptivas na sociedade e no ambiente de negócios. Frente a essas transformações, diversos segmentos vêm enfrentando desafios em relação a adaptação a esse novo mundo, dentre eles o de shopping centers. As alterações no comportamento do consumidor, junto com a concorrência do e-commerce e o impacto do coronavírus vem forçando as empresas do setor a adotarem novas estratégias relacionadas ao seu modelo de negócios e as tecnologias da chamada indústria 4.0 podem contribuir com esse processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de tecnologias digitais no setor de shopping centers e, com isso, verificar quais são as funções que esse tipo de tecnologia vem cumprindo para ajudar o setor a lidar com seus atuais desafios e impulsionar seus resultados, sendo traçada uma análise mais geral, porém aplicada para o Brasil. Para isso, essa monografia se utiliza do conceito de capacitações dinâmicas introduzido por Teece, Pisano e Shuen (1997), e posteriormente desenvolvido por David Teece (2007, 2017), relacionando-o às tecnologias 4.0, sendo, para este fim, realizadas revisões bibliográficas que tratam dos respectivos temas. Para tratar do setor de shopping centers e da adoção de tecnologias digitais por parte do segmento foi realizada uma análise exploratória a respeito de bibliografias relacionadas ao assunto e um estudo de caso aplicado a um importante player do setor no Brasil. Os resultados encontrados mostram que, a despeito das adversidades encontradas, o segmento vem investindo consideravelmente em tecnologias digitais para a melhora na experiência do cliente, tanto o consumidor final quanto os lojistas do empreendimento, ampliando o uso de dados e ferramentas de analytics, em infraestrutura para armazenamento dessas informações e em um ecossistema omnichannel. Conclui-se, então, que a partir do uso de tecnologias digitais os shopping centers vem conseguindo se adaptar às mudanças, obtendo assim, vantagens competitivas.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/21414Submitted by Rayssa Craveiro (rayssasct@gmail.com) on 2023-03-30T12:56:49Z No. of bitstreams: 1 VSMoraes.pdf: 618606 bytes, checksum: cf151f2cf2a068f0570a2aea495fd900 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Rita Moura (anaritamoura@sibi.ufrj.br) on 2023-08-22T15:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VSMoraes.pdf: 618606 bytes, checksum: cf151f2cf2a068f0570a2aea495fd900 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-22T15:12:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSMoraes.pdf: 618606 bytes, checksum: cf151f2cf2a068f0570a2aea495fd900 (MD5) Previous issue date: 2021-08-02Os avanços tecnológicos estão provocando mudanças disruptivas na sociedade e no ambiente de negócios. 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Para isso, essa monografia se utiliza do conceito de capacitações dinâmicas introduzido por Teece, Pisano e Shuen (1997), e posteriormente desenvolvido por David Teece (2007, 2017), relacionando-o às tecnologias 4.0, sendo, para este fim, realizadas revisões bibliográficas que tratam dos respectivos temas. Para tratar do setor de shopping centers e da adoção de tecnologias digitais por parte do segmento foi realizada uma análise exploratória a respeito de bibliografias relacionadas ao assunto e um estudo de caso aplicado a um importante player do setor no Brasil. Os resultados encontrados mostram que, a despeito das adversidades encontradas, o segmento vem investindo consideravelmente em tecnologias digitais para a melhora na experiência do cliente, tanto o consumidor final quanto os lojistas do empreendimento, ampliando o uso de dados e ferramentas de analytics, em infraestrutura para armazenamento dessas informações e em um ecossistema omnichannel. Conclui-se, então, que a partir do uso de tecnologias digitais os shopping centers vem conseguindo se adaptar às mudanças, obtendo assim, vantagens competitivas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACapacitações dinâmicasShopping centerTecnologias digitaisA adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21414/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALVSMoraes.pdfVSMoraes.pdfapplication/pdf618606http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21414/1/VSMoraes.pdfcf151f2cf2a068f0570a2aea495fd900MD5111422/214142023-11-30 00:01:12.653oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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