A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Henri de Paiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4521
Resumo: O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura.
id UFRJ_c743fbe6a5c6b2cd229e5b184462ca9f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4521
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Henri de Paivahttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de2018-08-20T16:02:00Z2023-11-30T03:02:15Z2017http://hdl.handle.net/11422/4521Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-08-20T13:14:42Z No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-20T16:02:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T16:02:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5) Previous issue date: 2017O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministração de empresasEmpreendedorismoLinguagem popularEstereótiposA influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALHPSouza.pdfHPSouza.pdfapplication/pdf362906http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/3/HPSouza.pdf166010f25defe66ce586668a7123b810MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/45212023-11-30 00:02:15.814oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
title A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
spellingShingle A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
Souza, Henri de Paiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração de empresas
Empreendedorismo
Linguagem popular
Estereótipos
title_short A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
title_full A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
title_fullStr A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
title_full_unstemmed A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
title_sort A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
author Souza, Henri de Paiva
author_facet Souza, Henri de Paiva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8388315009873625
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Henri de Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de
contributor_str_mv Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração de empresas
Empreendedorismo
Linguagem popular
Estereótipos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Empreendedorismo
Linguagem popular
Estereótipos
description O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-20T16:02:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4521
url http://hdl.handle.net/11422/4521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/3/HPSouza.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 166010f25defe66ce586668a7123b810
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097114232455168