A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4521 |
Resumo: | O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura. |
id |
UFRJ_c743fbe6a5c6b2cd229e5b184462ca9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4521 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Henri de Paivahttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de2018-08-20T16:02:00Z2023-11-30T03:02:15Z2017http://hdl.handle.net/11422/4521Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-08-20T13:14:42Z No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-20T16:02:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T16:02:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A INFLUÊNCIA DO POP-MANAGEMENT NO DISCURSO DE TOMADORES DE DECISÃO EM STARTUPS - HENRI DE PAIVA SOUZA.pdf: 569406 bytes, checksum: 877a22f2f96a39f337422bb4959edd12 (MD5) Previous issue date: 2017O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministração de empresasEmpreendedorismoLinguagem popularEstereótiposA influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALHPSouza.pdfHPSouza.pdfapplication/pdf362906http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/3/HPSouza.pdf166010f25defe66ce586668a7123b810MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/45212023-11-30 00:02:15.814oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
title |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
spellingShingle |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups Souza, Henri de Paiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração de empresas Empreendedorismo Linguagem popular Estereótipos |
title_short |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
title_full |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
title_fullStr |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
title_full_unstemmed |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
title_sort |
A influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startups |
author |
Souza, Henri de Paiva |
author_facet |
Souza, Henri de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8388315009873625 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Henri de Paiva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de |
contributor_str_mv |
Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração de empresas Empreendedorismo Linguagem popular Estereótipos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Empreendedorismo Linguagem popular Estereótipos |
description |
O termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-20T16:02:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4521 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/3/HPSouza.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4521/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
166010f25defe66ce586668a7123b810 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097114232455168 |