Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Leonardo Amâncio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13232
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas.
id UFRJ_c7edd08b7dd52d2e56d000b2d1fb5237
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13232
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tavares, Leonardo Amânciohttp://lattes.cnpq.br/7057031350192883Maia, Marilene Corrêa2020-10-14T15:15:57Z2023-11-30T03:01:42Z2020TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/13232Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-10-14T15:15:57Z No. of bitstreams: 1 LATavares.pdf: 1335491 bytes, checksum: c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-14T15:15:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LATavares.pdf: 1335491 bytes, checksum: c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd (MD5) Previous issue date: 2020Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLimpezaRestauraçãoConservaçãoArte modernaAgar-agar na limpeza de pinturas não envernizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLATavares.pdfLATavares.pdfapplication/pdf1335491http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/1/LATavares.pdfc55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/132322023-11-30 00:01:42.405oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
title Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
spellingShingle Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
Tavares, Leonardo Amâncio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Limpeza
Restauração
Conservação
Arte moderna
title_short Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
title_full Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
title_fullStr Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
title_full_unstemmed Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
title_sort Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
author Tavares, Leonardo Amâncio
author_facet Tavares, Leonardo Amâncio
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7057031350192883
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Leonardo Amâncio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Marilene Corrêa
contributor_str_mv Maia, Marilene Corrêa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Limpeza
Restauração
Conservação
Arte moderna
dc.subject.por.fl_str_mv Limpeza
Restauração
Conservação
Arte moderna
description Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-14T15:15:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13232
identifier_str_mv TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/13232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/1/LATavares.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097189037867008