Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13232 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas. |
id |
UFRJ_c7edd08b7dd52d2e56d000b2d1fb5237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13232 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Leonardo Amânciohttp://lattes.cnpq.br/7057031350192883Maia, Marilene Corrêa2020-10-14T15:15:57Z2023-11-30T03:01:42Z2020TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/13232Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-10-14T15:15:57Z No. of bitstreams: 1 LATavares.pdf: 1335491 bytes, checksum: c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-14T15:15:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LATavares.pdf: 1335491 bytes, checksum: c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd (MD5) Previous issue date: 2020Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLimpezaRestauraçãoConservaçãoArte modernaAgar-agar na limpeza de pinturas não envernizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLATavares.pdfLATavares.pdfapplication/pdf1335491http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/1/LATavares.pdfc55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/132322023-11-30 00:01:42.405oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
title |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
spellingShingle |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas Tavares, Leonardo Amâncio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Limpeza Restauração Conservação Arte moderna |
title_short |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
title_full |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
title_fullStr |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
title_full_unstemmed |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
title_sort |
Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas |
author |
Tavares, Leonardo Amâncio |
author_facet |
Tavares, Leonardo Amâncio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7057031350192883 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Leonardo Amâncio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maia, Marilene Corrêa |
contributor_str_mv |
Maia, Marilene Corrêa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Limpeza Restauração Conservação Arte moderna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Limpeza Restauração Conservação Arte moderna |
description |
Esse trabalho apresenta um estudo e experimento sobre o uso de géis de agar-agar (ficocolóide extraído de algas como Gracilaria spp e Gelidium amansii) na limpeza de pinturas a óleo não envernizadas. A partir da problemática do desenvolvimento de sistemas de limpeza adequados às pinturas opacas, tão comuns na arte moderna e contemporânea, verificou-se a necessidade da produção desse trabalho. Dentre os vários sistemas de limpeza a disposição para o uso na conservação de pinturas, o uso de géis rígidos e semirrígidos já é amplamente explorado. No caso de tratamentos de pinturas não envernizadas, o agar-agar tem sido muito utilizado por conservadores-restauradores de diversas partes do mundo. Devido ao fácil acesso à compra de agar-agar no Brasil, optou-se por realizar testes comparativos usando produtos da indústria alimentícia, da indústria farmo-química e aqueles acessíveis no mercado especializado de conservação e restauração. Testamos produtos de origens distintas para verificar sua eficácia, tanto na formulação como nos resultados de limpeza, buscando garantir maior controle de dispersão de líquidos no tratamento de pinturas não envernizadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-14T15:15:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13232 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Leonardo Amâncio. Agar-agar na limpeza de pinturas não envernizadas. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/1/LATavares.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13232/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c55da9fc74fd8cb6ac1ffb890c12a9fd dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097189037867008 |