Modelagem geológica do estacionamento do campus da PUC-Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Débora Lopes Pilotto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4348
Resumo: O presente trabalho objetiva a realização de uma modelagem geológica do pátio do estacionamento da PUC-Rio, local onde será construída a Estação Gávea da Linha 4 do Metrô da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de auxiliar o Consórcio Rio Barra na concepção do projeto da Estação. O trabalho visa a obtenção de um modelo geológico tridimensional que proporcione as informações necessárias para o planejamento e dimensionamento da campanha de investigação geotécnica. As informações obtidas no modelo serão úteis para a especificação dos equipamentos a serem empregados na investigação bem como para a estimativa do valor da campanha que será empregada na sua fase de licitação. O modelo geológico foi concebido a partir das informações dos boletins das sondagens executadas no local na última década e de sondagens geofísicas executadas com o radar de penetração. As informações contidas em cerca de 30 boletins foram catalogadas com o uso do programa computacional Log Plot® e serviram como base para a construção de um modelo geológico preliminar utilizando o programa computacional Rock Works®. O modelo preliminar apresentou algumas inconsistências devido as sondagens terem sido realizadas por diferentes empresas em diferentes épocas, mas sobretudo, devido a complexidade geológica do local - a antiga calha e drenagem do Rio Rainha. A fim de minimizar as inconsistências do modelo, foi realizada uma campanha de investigação geofísica empregando o radar de penetração com uma antena de 50MHz. As informações obtidas pela geofísica foram úteis para delimitar as camadas de matacões e para a definição do estrato rochoso. Estas informações, georrefenciadas, foram incorporadas ao modelo preliminar gerando um novo modelo mais condizente com a geologia local.
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