Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/608 |
Resumo: | Análise e discussão da importância do licenciamento de produtos e da sua relação com a marca enquanto principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O licenciamento é potencial criador de relações afetivas entre consumidores e produtos e promove maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. Esta prática obtém resultados positivos particularmente junto ao público infantil, imerso em um universo de personagens, com os quais estabelece vínculos emocionais e de forte identificação. Apesar dos muitos benefícios que essa ferramenta oferece às partes envolvidas no processo, alguns cuidados devem ser tomados para que o programa de licenciamento sirva aos interesses da marca de forma eficaz e não prejudicial à sua imagem. Pretende-se, assim, mostrar não apenas os benefícios da prática do licenciamento, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nas vantagens econômicas. Como forma de realizar uma conexão entre a análise teórica e o licenciamento na prática, é feito um estudo de caso que tem como foco o programa de licenciamento do Sítio do Picapau Amarelo, gerenciado pela Globo Marcas, que é o agente licenciador dos produtos que carregam a imagem dos programas e personagens da TV Globo. |
id |
UFRJ_c872fb51ecccc3bf45d28a77152f25cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/608 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Bruna Tostes Malta dehttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Cardoso, Monica Machado2016-06-30T17:37:14Z2023-11-30T03:03:04Z2005-11-19OLIVEIRA, Bruna Tostes Malta de. Licenciamento de produtos; o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil. 2005. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/608Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-20T21:27:58Z No. of bitstreams: 1 BOliveira.pdf: 702864 bytes, checksum: 576c36243966454ca42e364abcd8b49c (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-30T17:37:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOliveira.pdf: 702864 bytes, checksum: 576c36243966454ca42e364abcd8b49c (MD5) Previous issue date: 2005-11-19Análise e discussão da importância do licenciamento de produtos e da sua relação com a marca enquanto principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O licenciamento é potencial criador de relações afetivas entre consumidores e produtos e promove maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. Esta prática obtém resultados positivos particularmente junto ao público infantil, imerso em um universo de personagens, com os quais estabelece vínculos emocionais e de forte identificação. Apesar dos muitos benefícios que essa ferramenta oferece às partes envolvidas no processo, alguns cuidados devem ser tomados para que o programa de licenciamento sirva aos interesses da marca de forma eficaz e não prejudicial à sua imagem. Pretende-se, assim, mostrar não apenas os benefícios da prática do licenciamento, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nas vantagens econômicas. Como forma de realizar uma conexão entre a análise teórica e o licenciamento na prática, é feito um estudo de caso que tem como foco o programa de licenciamento do Sítio do Picapau Amarelo, gerenciado pela Globo Marcas, que é o agente licenciador dos produtos que carregam a imagem dos programas e personagens da TV Globo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeMarca de produtosSítio do Picapau AmareloLicenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBOliveira.pdfBOliveira.pdfapplication/pdf702864http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/1/BOliveira.pdf576c36243966454ca42e364abcd8b49cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTBOliveira.pdf.txtBOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain172385http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/3/BOliveira.pdf.txta650bf6c4b365c4a8d3e33300c85836eMD5311422/6082023-11-30 00:03:04.706oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
title |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
spellingShingle |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil Oliveira, Bruna Tostes Malta de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Marca de produtos Sítio do Picapau Amarelo |
title_short |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
title_full |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
title_fullStr |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
title_full_unstemmed |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
title_sort |
Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil |
author |
Oliveira, Bruna Tostes Malta de |
author_facet |
Oliveira, Bruna Tostes Malta de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruna Tostes Malta de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
contributor_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Marca de produtos Sítio do Picapau Amarelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marca de produtos Sítio do Picapau Amarelo |
description |
Análise e discussão da importância do licenciamento de produtos e da sua relação com a marca enquanto principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O licenciamento é potencial criador de relações afetivas entre consumidores e produtos e promove maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. Esta prática obtém resultados positivos particularmente junto ao público infantil, imerso em um universo de personagens, com os quais estabelece vínculos emocionais e de forte identificação. Apesar dos muitos benefícios que essa ferramenta oferece às partes envolvidas no processo, alguns cuidados devem ser tomados para que o programa de licenciamento sirva aos interesses da marca de forma eficaz e não prejudicial à sua imagem. Pretende-se, assim, mostrar não apenas os benefícios da prática do licenciamento, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nas vantagens econômicas. Como forma de realizar uma conexão entre a análise teórica e o licenciamento na prática, é feito um estudo de caso que tem como foco o programa de licenciamento do Sítio do Picapau Amarelo, gerenciado pela Globo Marcas, que é o agente licenciador dos produtos que carregam a imagem dos programas e personagens da TV Globo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-30T17:37:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Tostes Malta de. Licenciamento de produtos; o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil. 2005. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/608 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Tostes Malta de. Licenciamento de produtos; o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil. 2005. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/1/BOliveira.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/608/3/BOliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
576c36243966454ca42e364abcd8b49c dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 a650bf6c4b365c4a8d3e33300c85836e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097064340160512 |