Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11475 |
Resumo: | The paper analyses the Martins de Oliveira music learning method through the practice of the school band, the chorus and the orchestra ( embryo). To start, the musical movement in Volta Redonda is discussed from the appearange of music bands and the role taken by the Fundação Educacional de Volta Redonda Concert Band, as the core for this learning method. The different method stages and the aims are presented, and the results are checked using the impressions of students and fellow teachers. Finally, it is demonstrated that this method of music learning acts on the child individual and social formation helping him or her integrating with the family and the social group. |
id |
UFRJ_ca66ec013b10f1f17afe34f80a188f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11475 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e socialBanda de músicaTécnica musicalInstrumentos musicaisEscolasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALThe paper analyses the Martins de Oliveira music learning method through the practice of the school band, the chorus and the orchestra ( embryo). To start, the musical movement in Volta Redonda is discussed from the appearange of music bands and the role taken by the Fundação Educacional de Volta Redonda Concert Band, as the core for this learning method. The different method stages and the aims are presented, and the results are checked using the impressions of students and fellow teachers. Finally, it is demonstrated that this method of music learning acts on the child individual and social formation helping him or her integrating with the family and the social group.O estudo analisa o método de musicalização Martins de Oliveira, aplicado na rede municipal de ensino de Volta Redonda, através da prática de banda escolar, prática coral e orquestra sinfônica (embrião). Inicialmente, discute-se o movimento musical de Volta Redonda, a partir do surgimento das bandas de música, e o papel assumido pela Banda de Concerto da Fundação Educacional de Volta Redonda, como cerne deste método de ensino. Apresenta-se as diferentes etapas do método, seus objetivos e avalia-se os resultados, utilizando-se de alunos e professores. Finalmente, procura-se demonstrar que o processo de musicalização em questão, atua na formação individual e social do educando, auxiliando-o na integração com a família e a comunidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFRJTacuchian, Maria de Fatima Granjahttp://lattes.cnpq.br/4707880197954515http://lattes.cnpq.br/1695460128525721Higino, Sarah2020-03-12T19:20:37Z2023-12-21T03:06:55Z1994-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/11475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:55Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11475Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
title |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
spellingShingle |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social Higino, Sarah Banda de música Técnica musical Instrumentos musicais Escolas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
title_short |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
title_full |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
title_fullStr |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
title_full_unstemmed |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
title_sort |
Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social |
author |
Higino, Sarah |
author_facet |
Higino, Sarah |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tacuchian, Maria de Fatima Granja http://lattes.cnpq.br/4707880197954515 http://lattes.cnpq.br/1695460128525721 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Higino, Sarah |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda de música Técnica musical Instrumentos musicais Escolas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
Banda de música Técnica musical Instrumentos musicais Escolas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
description |
The paper analyses the Martins de Oliveira music learning method through the practice of the school band, the chorus and the orchestra ( embryo). To start, the musical movement in Volta Redonda is discussed from the appearange of music bands and the role taken by the Fundação Educacional de Volta Redonda Concert Band, as the core for this learning method. The different method stages and the aims are presented, and the results are checked using the impressions of students and fellow teachers. Finally, it is demonstrated that this method of music learning acts on the child individual and social formation helping him or her integrating with the family and the social group. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-12 2020-03-12T19:20:37Z 2023-12-21T03:06:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11475 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456005284167680 |