A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3747 |
Resumo: | Balanço da popularização do K-pop – ou pop coreano – dentro da “Hallyu”, ou Onda Coreana, que ganhou destaque na última década e foi impulsionada pela Internet e, principalmente, pelas mídias sociais alcançando o Ocidente e, consequentemente, o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa procura investigar a música pop coreana, um dos expoentes do “Novo Orientalismo”, como gênero musical e marcador de identidade e consumo. Como métodos e técnicas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, videográfica e discográfica, entrevistas com especialistas e pessoas envolvidas com o tema por e-mail, além de visitas a sites especializados no gênero. Ao término da investigação, foi possível identificar a formação de uma “tradição inventada”, mas que conserva laços com o passado e reúne a sociedade em torno de referência comum. Verifica-se que o K-pop segue o modelo pop atual, e tem na divulgação efetuada pela Internet, tanto pelos fãs como pela Indústria Coreana a maior contribuição para a expansão mundial, fazendo dele um produto que reflete a sociedade contemporânea. |
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A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidentalMúsica popularLazerAspectos culturaisCoreia do SulCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOBalanço da popularização do K-pop – ou pop coreano – dentro da “Hallyu”, ou Onda Coreana, que ganhou destaque na última década e foi impulsionada pela Internet e, principalmente, pelas mídias sociais alcançando o Ocidente e, consequentemente, o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa procura investigar a música pop coreana, um dos expoentes do “Novo Orientalismo”, como gênero musical e marcador de identidade e consumo. Como métodos e técnicas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, videográfica e discográfica, entrevistas com especialistas e pessoas envolvidas com o tema por e-mail, além de visitas a sites especializados no gênero. Ao término da investigação, foi possível identificar a formação de uma “tradição inventada”, mas que conserva laços com o passado e reúne a sociedade em torno de referência comum. Verifica-se que o K-pop segue o modelo pop atual, e tem na divulgação efetuada pela Internet, tanto pelos fãs como pela Indústria Coreana a maior contribuição para a expansão mundial, fazendo dele um produto que reflete a sociedade contemporânea.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Junqueira, Maria Helena RêgoCunha, Vinícius Ferreira2018-03-15T20:48:49Z2023-12-21T03:05:18Z2013-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCUNHA, Vinícius Ferreira da. A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/3747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3747Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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