A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vinícius Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3747
Resumo: Balanço da popularização do K-pop – ou pop coreano – dentro da “Hallyu”, ou Onda Coreana, que ganhou destaque na última década e foi impulsionada pela Internet e, principalmente, pelas mídias sociais alcançando o Ocidente e, consequentemente, o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa procura investigar a música pop coreana, um dos expoentes do “Novo Orientalismo”, como gênero musical e marcador de identidade e consumo. Como métodos e técnicas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, videográfica e discográfica, entrevistas com especialistas e pessoas envolvidas com o tema por e-mail, além de visitas a sites especializados no gênero. Ao término da investigação, foi possível identificar a formação de uma “tradição inventada”, mas que conserva laços com o passado e reúne a sociedade em torno de referência comum. Verifica-se que o K-pop segue o modelo pop atual, e tem na divulgação efetuada pela Internet, tanto pelos fãs como pela Indústria Coreana a maior contribuição para a expansão mundial, fazendo dele um produto que reflete a sociedade contemporânea.
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