Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roitman, Tamar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12266
Resumo: A indústria aérea mundial emitiu 859 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a, aproximadamente, 2% das emissões provocadas pela ação humana, em 2017. Associações do setor aéreo estabeleceram metas ambiciosas para mitigar os efeitos climáticos provocados pela aviação internacional e, para alcançá-las, foi proposto um conjunto de medidas, que inclui o desenvolvimento tecnológico de aeronaves, a melhoria da gestão e infraestrutura de tráfego aéreo, o uso de combustíveis sustentáveis, e a implantação de medidas baseadas em mercado. Os combustíveis sustentáveis de aviação representam uma oportunidade de redução de emissões sem restringir a demanda por transporte aéreo, e o Brasil tem potencial para ser um importante produtor deste biocombustível. Entre os desafios para a criação de uma indústria de bioquerosene no Brasil estão a disponibilidade de matérias-primas sustentáveis e a necessidade de criação de uma cadeia de suprimento destas, além dos altos custos e investimentos envolvidos, principalmente, no estágio inicial de desenvolvimento da indústria. Ainda, as companhias aéreas encontram-se em uma posição delicada, uma vez que operaram com margens de lucro negativas de 2011 a 2016. Os combustíveis representam a maior parcela dos custos operacionais das companhias e qualquer aumento deste custo reflete diretamente nos seus resultados financeiros. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma indústria de bioquerosene no país depende da adoção de medidas de incentivo. Neste trabalho, foram elaboradas cinco propostas de políticas públicas voltadas para a introdução do bioquerosene no transporte aéreo de passageiros no Brasil, com foco no desenvolvimento de uma indústria deste biocombustível no país.
id UFRJ_caa4902ab7e77257f81f55395f3326d0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12266
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Roitman, Tamarhttp://lattes.cnpq.br/5314056414907898http://lattes.cnpq.br/8427668316443202Lucena, André Frossard Pereira deHoffmann, Bettina SusanneSzklo, Alexandre Salem2020-05-18T01:55:27Z2023-11-30T03:03:58Z2018-12http://hdl.handle.net/11422/12266A indústria aérea mundial emitiu 859 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a, aproximadamente, 2% das emissões provocadas pela ação humana, em 2017. Associações do setor aéreo estabeleceram metas ambiciosas para mitigar os efeitos climáticos provocados pela aviação internacional e, para alcançá-las, foi proposto um conjunto de medidas, que inclui o desenvolvimento tecnológico de aeronaves, a melhoria da gestão e infraestrutura de tráfego aéreo, o uso de combustíveis sustentáveis, e a implantação de medidas baseadas em mercado. Os combustíveis sustentáveis de aviação representam uma oportunidade de redução de emissões sem restringir a demanda por transporte aéreo, e o Brasil tem potencial para ser um importante produtor deste biocombustível. Entre os desafios para a criação de uma indústria de bioquerosene no Brasil estão a disponibilidade de matérias-primas sustentáveis e a necessidade de criação de uma cadeia de suprimento destas, além dos altos custos e investimentos envolvidos, principalmente, no estágio inicial de desenvolvimento da indústria. Ainda, as companhias aéreas encontram-se em uma posição delicada, uma vez que operaram com margens de lucro negativas de 2011 a 2016. Os combustíveis representam a maior parcela dos custos operacionais das companhias e qualquer aumento deste custo reflete diretamente nos seus resultados financeiros. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma indústria de bioquerosene no país depende da adoção de medidas de incentivo. Neste trabalho, foram elaboradas cinco propostas de políticas públicas voltadas para a introdução do bioquerosene no transporte aéreo de passageiros no Brasil, com foco no desenvolvimento de uma indústria deste biocombustível no país.The global aviation industry has emitted 859 million tons of CO2, around 2% of all human-induced CO2 emissions, in 2017. Sector associations have set ambitious targets to face the challenges posed by climate change, and in order to achieve them, a basket of measures has been identified, which include aircraft-related technology development, alternative fuels, improving of air traffic management and infrastructure use, and marketbased measures. Sustainable aviation fuels present an opportunity to reduce aviation CO2 emissions without restricting demand, and Brazil has the potential to be a high-level producer of this biofuel. Amongst constraints for the creation of a biokerosene industry in Brazil, we can mention the feedstock availability and the need for a supply chain establishment, and the high production costs and investments involved, especially in the industry initial development phase. Besides that, airline companies are in a struggling position in Brazil, since they have operated with negative profit margins from 2011 to 2016. Fuels costs are the main cost element in the airline operational costs and any increase reflects directly in the airlines’ financial results. In this sense, the development of a SAF industry relies on political measures. In this work, five policy instruments suggestions for the introduction of biokerosene in air transport in Brazil were prepared, focusing in the development of a, aviation biofuel industry in Brazil.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-18T01:55:27Z No. of bitstreams: 1 TamarRoitman-min.pdf: 1633584 bytes, checksum: 1c7a6b9da1258a6b99533325e83e4a4f (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-18T01:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TamarRoitman-min.pdf: 1633584 bytes, checksum: 1c7a6b9da1258a6b99533325e83e4a4f (MD5) Previous issue date: 2018-12porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-graduação em Planejamento EnergéticoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASBiocombustível de aviaçãoTransporte aéreoPerspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTamarRoitman-min.pdfTamarRoitman-min.pdfapplication/pdf1633584http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12266/1/TamarRoitman-min.pdf1c7a6b9da1258a6b99533325e83e4a4fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12266/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/122662023-11-30 00:03:58.274oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
title Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
spellingShingle Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
Roitman, Tamar
CNPQ::ENGENHARIAS
Biocombustível de aviação
Transporte aéreo
title_short Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
title_full Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
title_fullStr Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
title_full_unstemmed Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
title_sort Perspectivas e propostas de inserção de bioquerosene de aviação no transporte aéreo de passageiros no Brasil
author Roitman, Tamar
author_facet Roitman, Tamar
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5314056414907898
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8427668316443202
dc.contributor.author.fl_str_mv Roitman, Tamar
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucena, André Frossard Pereira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hoffmann, Bettina Susanne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szklo, Alexandre Salem
contributor_str_mv Lucena, André Frossard Pereira de
Hoffmann, Bettina Susanne
Szklo, Alexandre Salem
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Biocombustível de aviação
Transporte aéreo
dc.subject.por.fl_str_mv Biocombustível de aviação
Transporte aéreo
description A indústria aérea mundial emitiu 859 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a, aproximadamente, 2% das emissões provocadas pela ação humana, em 2017. Associações do setor aéreo estabeleceram metas ambiciosas para mitigar os efeitos climáticos provocados pela aviação internacional e, para alcançá-las, foi proposto um conjunto de medidas, que inclui o desenvolvimento tecnológico de aeronaves, a melhoria da gestão e infraestrutura de tráfego aéreo, o uso de combustíveis sustentáveis, e a implantação de medidas baseadas em mercado. Os combustíveis sustentáveis de aviação representam uma oportunidade de redução de emissões sem restringir a demanda por transporte aéreo, e o Brasil tem potencial para ser um importante produtor deste biocombustível. Entre os desafios para a criação de uma indústria de bioquerosene no Brasil estão a disponibilidade de matérias-primas sustentáveis e a necessidade de criação de uma cadeia de suprimento destas, além dos altos custos e investimentos envolvidos, principalmente, no estágio inicial de desenvolvimento da indústria. Ainda, as companhias aéreas encontram-se em uma posição delicada, uma vez que operaram com margens de lucro negativas de 2011 a 2016. Os combustíveis representam a maior parcela dos custos operacionais das companhias e qualquer aumento deste custo reflete diretamente nos seus resultados financeiros. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma indústria de bioquerosene no país depende da adoção de medidas de incentivo. Neste trabalho, foram elaboradas cinco propostas de políticas públicas voltadas para a introdução do bioquerosene no transporte aéreo de passageiros no Brasil, com foco no desenvolvimento de uma indústria deste biocombustível no país.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-18T01:55:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12266
url http://hdl.handle.net/11422/12266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12266/1/TamarRoitman-min.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12266/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c7a6b9da1258a6b99533325e83e4a4f
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097181760749568