O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/602
Resumo: Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura.
id UFRJ_cac6f8e6da0330cf9f3bdaeab58c5fb6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/602
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Helena do Amaral Lins Ramoshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Cardoso, Monica Machado2016-06-29T18:03:13Z2023-11-30T03:03:03Z2005-06-22SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/602Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-20T19:41:13Z No. of bitstreams: 1 HSilva.pdf: 465184 bytes, checksum: f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-29T18:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HSilva.pdf: 465184 bytes, checksum: f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf (MD5) Previous issue date: 2005-06-22Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPatrocínio culturalMarcaMarketingO patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALHSilva.pdfHSilva.pdfapplication/pdf465184http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/1/HSilva.pdff7ea1885400486fa5484c56244ba44bfMD51TEXTHSilva.pdf.txtHSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain141629http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/3/HSilva.pdf.txt237ebc9290b4a53b394313abf14331baMD5311422/6022023-11-30 00:03:03.575oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
title O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
spellingShingle O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Patrocínio cultural
Marca
Marketing
title_short O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
title_full O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
title_fullStr O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
title_full_unstemmed O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
title_sort O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
author Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
author_facet Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
contributor_str_mv Cardoso, Monica Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Patrocínio cultural
Marca
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Patrocínio cultural
Marca
Marketing
description Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-29T18:03:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/602
identifier_str_mv SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/1/HSilva.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/3/HSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf
237ebc9290b4a53b394313abf14331ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097064303460352