O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/602 |
Resumo: | Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura. |
id |
UFRJ_cac6f8e6da0330cf9f3bdaeab58c5fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/602 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Helena do Amaral Lins Ramoshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Cardoso, Monica Machado2016-06-29T18:03:13Z2023-11-30T03:03:03Z2005-06-22SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/602Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-20T19:41:13Z No. of bitstreams: 1 HSilva.pdf: 465184 bytes, checksum: f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-29T18:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HSilva.pdf: 465184 bytes, checksum: f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf (MD5) Previous issue date: 2005-06-22Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPatrocínio culturalMarcaMarketingO patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALHSilva.pdfHSilva.pdfapplication/pdf465184http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/1/HSilva.pdff7ea1885400486fa5484c56244ba44bfMD51TEXTHSilva.pdf.txtHSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain141629http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/3/HSilva.pdf.txt237ebc9290b4a53b394313abf14331baMD5311422/6022023-11-30 00:03:03.575oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
title |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
spellingShingle |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil Silva, Helena do Amaral Lins Ramos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Patrocínio cultural Marca Marketing |
title_short |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
title_full |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
title_fullStr |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
title_full_unstemmed |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
title_sort |
O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil |
author |
Silva, Helena do Amaral Lins Ramos |
author_facet |
Silva, Helena do Amaral Lins Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena do Amaral Lins Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
contributor_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Patrocínio cultural Marca Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrocínio cultural Marca Marketing |
description |
Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-29T18:03:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/602 |
identifier_str_mv |
SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/1/HSilva.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/602/3/HSilva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f7ea1885400486fa5484c56244ba44bf 237ebc9290b4a53b394313abf14331ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097064303460352 |