Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vinícius Wauczinski
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos torcedores sobre as marcas patrocinadoras do seu clube do coração, assim como do time rival ao seu. O foco da pesquisa foram torcedores do Grêmio e do Inter. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa através de um questionário survey online, para analisar o consumo dos torcedores de produtos licenciados pelos clubes, assim como, satisfação dos mesmos com a marca patrocinadora do seu time e a preferência entre a marca patrocinadora do clube do coração e do rival. Os dados coletados foram comparados estatisticamente. Constatou-se a importância do patrocínio esportivo em equipes de futebol e a significativa preferência dos torcedores por uma marca próxima ao seu clube e de maior notoriedade no mercado.
id UPF_0428153d2ec8266fe96d062ccff48714
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2308
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2022-09-13T17:24:36Z2022-09-132022-09-13T17:24:36Z2022-06-29PEREIRA, Vinícius Wauczinski. Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras. 2022. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-09-13T17:24:36Z No. of bitstreams: 1 PF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdf: 12113647 bytes, checksum: c7c9063c73b77c00a9786e2208a5e507 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-13T17:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdf: 12113647 bytes, checksum: c7c9063c73b77c00a9786e2208a5e507 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos torcedores sobre as marcas patrocinadoras do seu clube do coração, assim como do time rival ao seu. O foco da pesquisa foram torcedores do Grêmio e do Inter. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa através de um questionário survey online, para analisar o consumo dos torcedores de produtos licenciados pelos clubes, assim como, satisfação dos mesmos com a marca patrocinadora do seu time e a preferência entre a marca patrocinadora do clube do coração e do rival. Os dados coletados foram comparados estatisticamente. Constatou-se a importância do patrocínio esportivo em equipes de futebol e a significativa preferência dos torcedores por uma marca próxima ao seu clube e de maior notoriedade no mercado.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade e PropagandaMarketing esportivoPatrocínio esportivoMarcasGrêmioInterPatrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoPereira, Vinícius Wauczinskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2308/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdfPF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdfMonografia Vinícius Wauczinski Pereiraapplication/pdf12113647http://localhost:8080/bitstream/riupf/2308/1/PF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdfc7c9063c73b77c00a9786e2208a5e507MD51riupf/23082022-10-05 19:23:54.154oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-10-05T22:23:54Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
title Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
spellingShingle Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
Pereira, Vinícius Wauczinski
Publicidade e Propaganda
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Marcas
Grêmio
Inter
title_short Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
title_full Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
title_fullStr Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
title_full_unstemmed Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
title_sort Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
author Pereira, Vinícius Wauczinski
author_facet Pereira, Vinícius Wauczinski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vinícius Wauczinski
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Marcas
Grêmio
Inter
topic Publicidade e Propaganda
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Marcas
Grêmio
Inter
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos torcedores sobre as marcas patrocinadoras do seu clube do coração, assim como do time rival ao seu. O foco da pesquisa foram torcedores do Grêmio e do Inter. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa através de um questionário survey online, para analisar o consumo dos torcedores de produtos licenciados pelos clubes, assim como, satisfação dos mesmos com a marca patrocinadora do seu time e a preferência entre a marca patrocinadora do clube do coração e do rival. Os dados coletados foram comparados estatisticamente. Constatou-se a importância do patrocínio esportivo em equipes de futebol e a significativa preferência dos torcedores por uma marca próxima ao seu clube e de maior notoriedade no mercado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T17:24:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-13
2022-09-13T17:24:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Vinícius Wauczinski. Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras. 2022. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308
identifier_str_mv PEREIRA, Vinícius Wauczinski. Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras. 2022. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2308/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2308/1/PF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
c7c9063c73b77c00a9786e2208a5e507
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492626357321728