O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, João Gabriel Tavares Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6131
Resumo: O Direito constitucional de petição é uma faculdade jurídica que goza, definitivamente, de grande proteção no ordenamento jurídico brasileiro. Esse direito está intimamente ligado com o princípio de acesso à justiça, conferindo a qualquer cidadão o poder de ter avaliado de modo satisfatório pelo judiciário ou em instâncias administrativas suas pretensões. A problemática da questão insurge-se a partir do momento que determinados indivíduos, também conhecidos como agentes econômicos, valem-se dessa prerrogativa constitucional de modo abusivo, utilizando ela somente com a pretensão de excluir um concorrente do mercado, criando monopólios indevidos e, assim, distorcendo o processo de formação de preço. Essa questão atinge setores sensíveis da sociedade, como o setor de medicamentos farmacêuticos, discussão esta central da monografia. O presente trabalho, assim, irá discorrer acerca do abuso de direito de petição e como o ordenamento jurídico brasileiro possuí condições de solucionar determinada controvérsia pela autoridade antitruste nacional. Portanto, será demonstrado desde a influência norte americana em relação ao CADE com o uso de sham litigation, até a análise do caso Eli Lilly para indicar como essa matéria em questão anda sendo tratada.
id UFRJ_cb552411756e345f4a0a99749d998668
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6131
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêuticoDireito de PetiçãoAbuso do DireitoConcorrência deslealConcentração econômicaMedicamento GenéricoRight of PetitionAbuse of lawAntitrust InfringementGeneric DrugsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALO Direito constitucional de petição é uma faculdade jurídica que goza, definitivamente, de grande proteção no ordenamento jurídico brasileiro. Esse direito está intimamente ligado com o princípio de acesso à justiça, conferindo a qualquer cidadão o poder de ter avaliado de modo satisfatório pelo judiciário ou em instâncias administrativas suas pretensões. A problemática da questão insurge-se a partir do momento que determinados indivíduos, também conhecidos como agentes econômicos, valem-se dessa prerrogativa constitucional de modo abusivo, utilizando ela somente com a pretensão de excluir um concorrente do mercado, criando monopólios indevidos e, assim, distorcendo o processo de formação de preço. Essa questão atinge setores sensíveis da sociedade, como o setor de medicamentos farmacêuticos, discussão esta central da monografia. O presente trabalho, assim, irá discorrer acerca do abuso de direito de petição e como o ordenamento jurídico brasileiro possuí condições de solucionar determinada controvérsia pela autoridade antitruste nacional. Portanto, será demonstrado desde a influência norte americana em relação ao CADE com o uso de sham litigation, até a análise do caso Eli Lilly para indicar como essa matéria em questão anda sendo tratada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJAssafim, João Marcelo de Limahttp://lattes.cnpq.br/7087032562757861http://lattes.cnpq.br/1272949494103694Soares, João Gabriel Tavares Vieira2019-01-21T14:59:58Z2023-12-21T03:05:30Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOARES, João Gabriel Tavares Vieira. O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico. 2018. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/6131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6131Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
title O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
spellingShingle O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
Soares, João Gabriel Tavares Vieira
Direito de Petição
Abuso do Direito
Concorrência desleal
Concentração econômica
Medicamento Genérico
Right of Petition
Abuse of law
Antitrust Infringement
Generic Drugs
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
title_short O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
title_full O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
title_fullStr O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
title_full_unstemmed O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
title_sort O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico
author Soares, João Gabriel Tavares Vieira
author_facet Soares, João Gabriel Tavares Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assafim, João Marcelo de Lima
http://lattes.cnpq.br/7087032562757861
http://lattes.cnpq.br/1272949494103694
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, João Gabriel Tavares Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Direito de Petição
Abuso do Direito
Concorrência desleal
Concentração econômica
Medicamento Genérico
Right of Petition
Abuse of law
Antitrust Infringement
Generic Drugs
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
topic Direito de Petição
Abuso do Direito
Concorrência desleal
Concentração econômica
Medicamento Genérico
Right of Petition
Abuse of law
Antitrust Infringement
Generic Drugs
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
description O Direito constitucional de petição é uma faculdade jurídica que goza, definitivamente, de grande proteção no ordenamento jurídico brasileiro. Esse direito está intimamente ligado com o princípio de acesso à justiça, conferindo a qualquer cidadão o poder de ter avaliado de modo satisfatório pelo judiciário ou em instâncias administrativas suas pretensões. A problemática da questão insurge-se a partir do momento que determinados indivíduos, também conhecidos como agentes econômicos, valem-se dessa prerrogativa constitucional de modo abusivo, utilizando ela somente com a pretensão de excluir um concorrente do mercado, criando monopólios indevidos e, assim, distorcendo o processo de formação de preço. Essa questão atinge setores sensíveis da sociedade, como o setor de medicamentos farmacêuticos, discussão esta central da monografia. O presente trabalho, assim, irá discorrer acerca do abuso de direito de petição e como o ordenamento jurídico brasileiro possuí condições de solucionar determinada controvérsia pela autoridade antitruste nacional. Portanto, será demonstrado desde a influência norte americana em relação ao CADE com o uso de sham litigation, até a análise do caso Eli Lilly para indicar como essa matéria em questão anda sendo tratada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2019-01-21T14:59:58Z
2023-12-21T03:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, João Gabriel Tavares Vieira. O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico. 2018. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/6131
identifier_str_mv SOARES, João Gabriel Tavares Vieira. O abuso de direito de petição com fins anticoncorrenciais e o seu reflexo no mercado farmacêutico. 2018. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/6131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455980198035456