A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21198 |
Resumo: | Este texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional. |
id |
UFRJ_cbf8e5ef6c9b21c9e9b232facb70f3ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21198 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de casoEducação de jovens e adultosFormação de professoresEducação permanenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSouza, Maria Lima deMoreno, Rosangela CarriloNicodemos, AlessandraOliveira, Daiane Teixeira de2023-07-24T18:10:59Z2023-12-21T03:01:23Z2023-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:23Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21198Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
title |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
spellingShingle |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso Oliveira, Daiane Teixeira de Educação de jovens e adultos Formação de professores Educação permanente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
title_full |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
title_fullStr |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
title_sort |
A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Daiane Teixeira de |
author_facet |
Oliveira, Daiane Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Maria Lima de Moreno, Rosangela Carrilo Nicodemos, Alessandra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daiane Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Formação de professores Educação permanente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação de jovens e adultos Formação de professores Educação permanente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24T18:10:59Z 2023-12-21T03:01:23Z 2023-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. http://hdl.handle.net/11422/21198 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456049838161920 |