A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21198
Resumo: Este texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional.
id UFRJ_cbf8e5ef6c9b21c9e9b232facb70f3ed
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21198
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de casoEducação de jovens e adultosFormação de professoresEducação permanenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSouza, Maria Lima deMoreno, Rosangela CarriloNicodemos, AlessandraOliveira, Daiane Teixeira de2023-07-24T18:10:59Z2023-12-21T03:01:23Z2023-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:23Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21198Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
title A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
spellingShingle A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
Oliveira, Daiane Teixeira de
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Educação permanente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
title_full A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
title_fullStr A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
title_full_unstemmed A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
title_sort A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso
author Oliveira, Daiane Teixeira de
author_facet Oliveira, Daiane Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Lima de
Moreno, Rosangela Carrilo
Nicodemos, Alessandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daiane Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Educação permanente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Educação permanente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24T18:10:59Z
2023-12-21T03:01:23Z
2023-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/21198
identifier_str_mv OLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/21198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456049838161920