Eco-eficiência de circuitos de cominuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fernanda Aucar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8922
Resumo: O desenvolvimento sustentável tem se tornado uma questão essencial e bastante discutida nos dias atuais. A indústria mineral, apesar da sua importância para a sociedade, representa uma atividade bastante impactante para o meio ambiente. Nesse sentido, algumas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para o melhor gerenciamento de projetos, no sentido de evitar perdas, como com água, matéria-prima e energia, e com isso reduzir o impacto ambiental. A cominuição representa a etapa do processamento mineral de maior consumo de energia elétrica e de maiores ineficiências energéticas. Ela é, portanto, o processo mais favorável de se fazer economias significativas de energia. Desta forma, se torna importante poder comparar as alternativas de circuitos de cominuição sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Isto é, com base em sua eficiência energética global ena geração de gases de efeito estufa. O presente trabalho visa analisar diferentes métodos de cálculo da eficiência energética de circuitos industriais, aplicando o conceito da eco-eficiência energética, no qual a energia indireta, consumida na fabricação dos revestimentos e corpos moedores dos equipamentos de britagem e moagem e emissão de gases do efeito estufa, é incorporada no cálculo da eficiência energética global. Demonstrando a aplicação do conceito, dois estudos de caso consistindo de usinas em operação no Brasil são analisados e as suas eficiências calculadas.
id UFRJ_ccd1acfa4036bd66bd7181edf5bbcfc6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8922
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Eco-eficiência de circuitos de cominuiçãoDesenvolvimento sustentávelProcessamento mineralEficiência energéticaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA::TRATAMENTO DE MINERIOSO desenvolvimento sustentável tem se tornado uma questão essencial e bastante discutida nos dias atuais. A indústria mineral, apesar da sua importância para a sociedade, representa uma atividade bastante impactante para o meio ambiente. Nesse sentido, algumas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para o melhor gerenciamento de projetos, no sentido de evitar perdas, como com água, matéria-prima e energia, e com isso reduzir o impacto ambiental. A cominuição representa a etapa do processamento mineral de maior consumo de energia elétrica e de maiores ineficiências energéticas. Ela é, portanto, o processo mais favorável de se fazer economias significativas de energia. Desta forma, se torna importante poder comparar as alternativas de circuitos de cominuição sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Isto é, com base em sua eficiência energética global ena geração de gases de efeito estufa. O presente trabalho visa analisar diferentes métodos de cálculo da eficiência energética de circuitos industriais, aplicando o conceito da eco-eficiência energética, no qual a energia indireta, consumida na fabricação dos revestimentos e corpos moedores dos equipamentos de britagem e moagem e emissão de gases do efeito estufa, é incorporada no cálculo da eficiência energética global. Demonstrando a aplicação do conceito, dois estudos de caso consistindo de usinas em operação no Brasil são analisados e as suas eficiências calculadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJTavares, Luis Marcelo MarquesAdamian, RupenCarvalho, Rodrigo Magalhães deAlves, Vladmir KronembergerFrança, Fernanda Aucar2019-07-30T14:26:30Z2023-12-21T03:01:27Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:27Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8922Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Eco-eficiência de circuitos de cominuição
title Eco-eficiência de circuitos de cominuição
spellingShingle Eco-eficiência de circuitos de cominuição
França, Fernanda Aucar
Desenvolvimento sustentável
Processamento mineral
Eficiência energética
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA::TRATAMENTO DE MINERIOS
title_short Eco-eficiência de circuitos de cominuição
title_full Eco-eficiência de circuitos de cominuição
title_fullStr Eco-eficiência de circuitos de cominuição
title_full_unstemmed Eco-eficiência de circuitos de cominuição
title_sort Eco-eficiência de circuitos de cominuição
author França, Fernanda Aucar
author_facet França, Fernanda Aucar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Luis Marcelo Marques
Adamian, Rupen
Carvalho, Rodrigo Magalhães de
Alves, Vladmir Kronemberger
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Fernanda Aucar
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Processamento mineral
Eficiência energética
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA::TRATAMENTO DE MINERIOS
topic Desenvolvimento sustentável
Processamento mineral
Eficiência energética
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA::TRATAMENTO DE MINERIOS
description O desenvolvimento sustentável tem se tornado uma questão essencial e bastante discutida nos dias atuais. A indústria mineral, apesar da sua importância para a sociedade, representa uma atividade bastante impactante para o meio ambiente. Nesse sentido, algumas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para o melhor gerenciamento de projetos, no sentido de evitar perdas, como com água, matéria-prima e energia, e com isso reduzir o impacto ambiental. A cominuição representa a etapa do processamento mineral de maior consumo de energia elétrica e de maiores ineficiências energéticas. Ela é, portanto, o processo mais favorável de se fazer economias significativas de energia. Desta forma, se torna importante poder comparar as alternativas de circuitos de cominuição sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Isto é, com base em sua eficiência energética global ena geração de gases de efeito estufa. O presente trabalho visa analisar diferentes métodos de cálculo da eficiência energética de circuitos industriais, aplicando o conceito da eco-eficiência energética, no qual a energia indireta, consumida na fabricação dos revestimentos e corpos moedores dos equipamentos de britagem e moagem e emissão de gases do efeito estufa, é incorporada no cálculo da eficiência energética global. Demonstrando a aplicação do conceito, dois estudos de caso consistindo de usinas em operação no Brasil são analisados e as suas eficiências calculadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2019-07-30T14:26:30Z
2023-12-21T03:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8922
url http://hdl.handle.net/11422/8922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989796700160