Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rener Henrique
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8290
Resumo: Demonstra como o marketing esportivo usa a estratégia de dar nomes de marcas a locais e eventos, em apresentação do histórico e de casos na indústria do esporte pelo mundo. O principal objetivo é mostrar como essa prática está sendo utilizada no Brasil e analisar a influência da imprensa nos planos de marketing das empresas que apostam nessa modalidade de patrocínio. A prática surgiu na década de 20 e ganhou popularidade a partir dos anos 70. No Brasil, esse tipo de patrocínio demorou a chegar. Essa pesquisa faz comparações entre a abordagem de naming rigths de diferentes veículos e traça paralelos com exemplos do esporte fora do país.
id UFRJ_cfd0d7735fd788c2d640318dfdd21f2f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8290
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pinheiro, Rener Henriquehttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Gastaldo, Édisonhttp://lattes.cnpq.br/2914147958220659Fernandez Júnior, Fernando Ewerton2019-06-04T19:25:25Z2023-11-30T03:03:29Z2017-11-30PINHEIRO, Rener Henrique. Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/8290Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-05-27T20:46:41Z No. of bitstreams: 1 RPinheiro.pdf: 396107 bytes, checksum: c80a85efd5cfb9e0d83d8730eece1e90 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-04T19:25:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RPinheiro.pdf: 396107 bytes, checksum: c80a85efd5cfb9e0d83d8730eece1e90 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30Demonstra como o marketing esportivo usa a estratégia de dar nomes de marcas a locais e eventos, em apresentação do histórico e de casos na indústria do esporte pelo mundo. O principal objetivo é mostrar como essa prática está sendo utilizada no Brasil e analisar a influência da imprensa nos planos de marketing das empresas que apostam nessa modalidade de patrocínio. A prática surgiu na década de 20 e ganhou popularidade a partir dos anos 70. No Brasil, esse tipo de patrocínio demorou a chegar. Essa pesquisa faz comparações entre a abordagem de naming rigths de diferentes veículos e traça paralelos com exemplos do esporte fora do país.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOMarcasMarketing EsportivoJornalismo esportivoNaming rights: o histórico e os desafios no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRPinheiro.pdfRPinheiro.pdfapplication/pdf396107http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8290/1/RPinheiro.pdfc80a85efd5cfb9e0d83d8730eece1e90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8290/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/82902023-11-30 00:03:29.389oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
title Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
spellingShingle Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
Pinheiro, Rener Henrique
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Marcas
Marketing Esportivo
Jornalismo esportivo
title_short Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
title_full Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
title_fullStr Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
title_full_unstemmed Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
title_sort Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil
author Pinheiro, Rener Henrique
author_facet Pinheiro, Rener Henrique
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7356730160050199
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rener Henrique
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gastaldo, Édison
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2914147958220659
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
contributor_str_mv Refkalefsky, Eduardo
Gastaldo, Édison
Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Marcas
Marketing Esportivo
Jornalismo esportivo
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Marketing Esportivo
Jornalismo esportivo
description Demonstra como o marketing esportivo usa a estratégia de dar nomes de marcas a locais e eventos, em apresentação do histórico e de casos na indústria do esporte pelo mundo. O principal objetivo é mostrar como essa prática está sendo utilizada no Brasil e analisar a influência da imprensa nos planos de marketing das empresas que apostam nessa modalidade de patrocínio. A prática surgiu na década de 20 e ganhou popularidade a partir dos anos 70. No Brasil, esse tipo de patrocínio demorou a chegar. Essa pesquisa faz comparações entre a abordagem de naming rigths de diferentes veículos e traça paralelos com exemplos do esporte fora do país.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T19:25:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Rener Henrique. Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8290
identifier_str_mv PINHEIRO, Rener Henrique. Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/8290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8290/1/RPinheiro.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8290/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c80a85efd5cfb9e0d83d8730eece1e90
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097144425152512