UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5808 |
Resumo: | Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização. |
id |
UFRJ_ff769e29c6b523397258a9f35059b03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5808 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Raphael Miranda Saavedra dehttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Nóra, Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Fernandez Júnior, Fernando Ewerton2018-11-23T17:16:34Z2023-11-30T03:03:24Z2016-03-08PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5808Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-02-23T17:34:42Z No. of bitstreams: 1 RPaula.pdf: 860392 bytes, checksum: bdf8102ef937bbc7cb0ecf75a0f93037 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-23T17:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RPaula.pdf: 860392 bytes, checksum: bdf8102ef937bbc7cb0ecf75a0f93037 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismo esportivoArtes marciaisTelevisãoUFC na televisão: a popularização do MMA no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRPaula.pdfRPaula.pdfapplication/pdf860392http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5808/1/RPaula.pdfbdf8102ef937bbc7cb0ecf75a0f93037MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5808/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/58082023-11-30 00:03:24.886oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
spellingShingle |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil Paula, Raphael Miranda Saavedra de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão |
title_short |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_full |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_fullStr |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_full_unstemmed |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_sort |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
author |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
author_facet |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7356730160050199 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nóra, Gabriela |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9743115177041525 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandez Júnior, Fernando Ewerton |
contributor_str_mv |
Nóra, Gabriela Refkalefsky, Eduardo Fernandez Júnior, Fernando Ewerton |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão |
description |
Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-23T17:16:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5808 |
identifier_str_mv |
PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5808/1/RPaula.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5808/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdf8102ef937bbc7cb0ecf75a0f93037 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097083589918720 |