Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thays de Oliveira e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15140
Resumo: Esta monografia se propõe a analisar as percepções de públicos internos das organizações diante de um rebranding corporativo de escopo revolucionário. Dessa forma, investigam-se os impactos de uma redefinição da marca corporativa nas imagens concebidas por esse público acerca da empresa. Para tanto, observam-se conceitos de áreas como a antropologia, marketing, semiologia e estudos organizacionais, traçando um paralelo que consta desde a expansão do papel das marcas até os cenários que corroboram para as suas transformações na atualidade, além de perspectivas sobre a sua gestão em iniciativas de mudança. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o rebranding da NielsenIQ, um spin-off da Nielsen. A partir de uma pesquisa qualitativa, com análise de registros e entrevistas em profundidade, o estudo aborda as percepções dos funcionários sobre a nova marca e impactos na cultura organizacional.
id UFRJ_d29b09bd342432120562478278a5592d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15140
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Thays de Oliveira eMachado, MônicaSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosAzevedo, Sandro Tôrres de2021-09-10T17:05:05Z2023-11-30T03:04:28Z2021-03-31SILVA, Thays de Oliveira e. Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15140Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-26T12:41:57Z No. of bitstreams: 1 TOSilva.pdf: 636472 bytes, checksum: 4d2aad66310164a99bf9d8aedf0196f4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-10T17:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TOSilva.pdf: 636472 bytes, checksum: 4d2aad66310164a99bf9d8aedf0196f4 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31Esta monografia se propõe a analisar as percepções de públicos internos das organizações diante de um rebranding corporativo de escopo revolucionário. Dessa forma, investigam-se os impactos de uma redefinição da marca corporativa nas imagens concebidas por esse público acerca da empresa. Para tanto, observam-se conceitos de áreas como a antropologia, marketing, semiologia e estudos organizacionais, traçando um paralelo que consta desde a expansão do papel das marcas até os cenários que corroboram para as suas transformações na atualidade, além de perspectivas sobre a sua gestão em iniciativas de mudança. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o rebranding da NielsenIQ, um spin-off da Nielsen. A partir de uma pesquisa qualitativa, com análise de registros e entrevistas em profundidade, o estudo aborda as percepções dos funcionários sobre a nova marca e impactos na cultura organizacional.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDANielsenIQCultura organizacionalRebrandingIdentidade corporativaRebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15140/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALTOSilva.pdfTOSilva.pdfapplication/pdf636472http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15140/1/TOSilva.pdf4d2aad66310164a99bf9d8aedf0196f4MD5111422/151402023-11-30 00:04:28.331oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
title Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
spellingShingle Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
Silva, Thays de Oliveira e
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
NielsenIQ
Cultura organizacional
Rebranding
Identidade corporativa
title_short Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
title_full Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
title_fullStr Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
title_full_unstemmed Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
title_sort Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ
author Silva, Thays de Oliveira e
author_facet Silva, Thays de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thays de Oliveira e
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Mônica
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
contributor_str_mv Machado, Mônica
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Azevedo, Sandro Tôrres de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
NielsenIQ
Cultura organizacional
Rebranding
Identidade corporativa
dc.subject.por.fl_str_mv NielsenIQ
Cultura organizacional
Rebranding
Identidade corporativa
description Esta monografia se propõe a analisar as percepções de públicos internos das organizações diante de um rebranding corporativo de escopo revolucionário. Dessa forma, investigam-se os impactos de uma redefinição da marca corporativa nas imagens concebidas por esse público acerca da empresa. Para tanto, observam-se conceitos de áreas como a antropologia, marketing, semiologia e estudos organizacionais, traçando um paralelo que consta desde a expansão do papel das marcas até os cenários que corroboram para as suas transformações na atualidade, além de perspectivas sobre a sua gestão em iniciativas de mudança. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o rebranding da NielsenIQ, um spin-off da Nielsen. A partir de uma pesquisa qualitativa, com análise de registros e entrevistas em profundidade, o estudo aborda as percepções dos funcionários sobre a nova marca e impactos na cultura organizacional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T17:05:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Thays de Oliveira e. Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15140
identifier_str_mv SILVA, Thays de Oliveira e. Rebranding corporativo e implicações na cultura organizacional da NielsenIQ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15140/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15140/1/TOSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
4d2aad66310164a99bf9d8aedf0196f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097213415161856