Cidades e realidade aumentada: Pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Lopes de Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12704
Resumo: Lançado em 2016, Pokémon GO tornou-se o jogo de realidade aumentada mais bem sucedido da história, já acumulando mais de 1 bilhão de downloads. Pokémon é a franquia midiática mais lucrativa do mundo, e a análise das relações psicopolíticas no espaço urbano e no território mental dos jogadores de Pokémon GO oferece uma visão relevante para o debate sobre os estados mentais violentos no Brasil e no mundo. Com uma experiência que mistura o real e o virtual, o aplicativo convida os usuários a sair de casa e interagir com outras pessoas. Além de servir como um estímulo para a atividade física, estudos mostram que o jogo tem efeitos positivos também para a saúde mental e na construção e manutenção de vínculos sociais mais fortes. Esta investigação se apoia sobre a teoria psicopolítica de Evandro Ouriques e estudos sobre cibercultura e cultura da convergência, como abordados por Pierre Lévy e Henry Jenkins.
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