Cidades e realidade aumentada: Pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12704 |
Resumo: | Lançado em 2016, Pokémon GO tornou-se o jogo de realidade aumentada mais bem sucedido da história, já acumulando mais de 1 bilhão de downloads. Pokémon é a franquia midiática mais lucrativa do mundo, e a análise das relações psicopolíticas no espaço urbano e no território mental dos jogadores de Pokémon GO oferece uma visão relevante para o debate sobre os estados mentais violentos no Brasil e no mundo. Com uma experiência que mistura o real e o virtual, o aplicativo convida os usuários a sair de casa e interagir com outras pessoas. Além de servir como um estímulo para a atividade física, estudos mostram que o jogo tem efeitos positivos também para a saúde mental e na construção e manutenção de vínculos sociais mais fortes. Esta investigação se apoia sobre a teoria psicopolítica de Evandro Ouriques e estudos sobre cibercultura e cultura da convergência, como abordados por Pierre Lévy e Henry Jenkins. |
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Cidades e realidade aumentada: Pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbanoPokémonJogosComputadores e civilizaçãoGamesCiberculturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDALançado em 2016, Pokémon GO tornou-se o jogo de realidade aumentada mais bem sucedido da história, já acumulando mais de 1 bilhão de downloads. Pokémon é a franquia midiática mais lucrativa do mundo, e a análise das relações psicopolíticas no espaço urbano e no território mental dos jogadores de Pokémon GO oferece uma visão relevante para o debate sobre os estados mentais violentos no Brasil e no mundo. Com uma experiência que mistura o real e o virtual, o aplicativo convida os usuários a sair de casa e interagir com outras pessoas. Além de servir como um estímulo para a atividade física, estudos mostram que o jogo tem efeitos positivos também para a saúde mental e na construção e manutenção de vínculos sociais mais fortes. Esta investigação se apoia sobre a teoria psicopolítica de Evandro Ouriques e estudos sobre cibercultura e cultura da convergência, como abordados por Pierre Lévy e Henry Jenkins.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJOuriques, Evandro Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9548498834591852Burrowes, Patrícia Cecíliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Serpa, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Matheus Lopes de Araujo2020-07-10T03:39:16Z2023-12-21T03:01:09Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Matheus Lopes de Araujo. Cidades e realidade aumentada: pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbano. 2019. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12704Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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