Cabe mais um
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19478 |
Resumo: | De um amontoado de fotografias, trechos de livros e escritos pessoais feitos durante deslocamentos por superfícies múltiplas, uma das tantas possibilidades de sua organização se dá neste livro. Os textos tentam delinear uma relação entre lugar e possibilidade, pelejando elaborar algo acerca dos modos do meio de indicar ao ser artista, a possibilidade de sua continuidade ou de sua morte. Gaguejam um diálogo entre uma história subjetiva e as histórias do mundo, a história de um dentro com as histórias do fora. Nestas páginas o que é considerado lugar também se transtorna: a linguagem, o papel, a cidade, o mar, a luz, a casa, a universidade o cemitério a fotografia o trabalho, a parede, o minúsculo terreno circular do glifo do O. As fotografias são de arquivos pessoais e de conhecidos, de matérias jornalísticas e de bibliotecas de conteúdos em domínio público. Das fotografias de Aracati a maioria é parte do acervo do violonista aracatiense Netinho Ponciano, amplamente digitalizado e disponibilizado por ele mesmo em seu perfil pessoal no Facebook. Assim como as do acervo do historiador e escritor Antero Pereira, também baixadas de suas redes sociais. Em especial, algumas fotos são do projeto de salvaguarda, divulgação e criação do acervo o fotógrafo Marcos Aurélio Pacheco da Costa (1965-2001), assinado por sua filha Elisa Maria Pacheco professora, historiadora e artista, disponíveis no site resgatesdeumaretina.tumblr.com As imagens de satélite foram baixadas do site do Observatório da Terra da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) ou feitas a partir de capturas de tela do Google Maps. Algumas ilustrações e fotografias históricas são do site The Public Domain Review, projeto de curadoria independente de conteúdos diversos que estão em domínio público. As restantes são apropriações não atribuídas a uma fonte, furtadas de pesquisas no Google Imagens ou de matérias jornalísticas. Um índice ao final do livro fornece uma legenda para cada imagem identificando-a pelo numero da página na qual se mostra. |
id |
UFRJ_d3a8ac004979e3f5c59d6822267d2aeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19478 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Raylton ZaranzaBenetti, Liliane2023-01-11T13:48:02Z2023-11-30T03:05:25Z2022-01-21PEREIRA, Raylton Zaranza. Cabe mais um. 2022. 487 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19478Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-01-11T13:48:02Z No. of bitstreams: 1 RZPereira.pdf: 63525901 bytes, checksum: 265e69ece7349cb254a7b74e376dac85 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-11T13:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RZPereira.pdf: 63525901 bytes, checksum: 265e69ece7349cb254a7b74e376dac85 (MD5) Previous issue date: 2022-01-21De um amontoado de fotografias, trechos de livros e escritos pessoais feitos durante deslocamentos por superfícies múltiplas, uma das tantas possibilidades de sua organização se dá neste livro. Os textos tentam delinear uma relação entre lugar e possibilidade, pelejando elaborar algo acerca dos modos do meio de indicar ao ser artista, a possibilidade de sua continuidade ou de sua morte. Gaguejam um diálogo entre uma história subjetiva e as histórias do mundo, a história de um dentro com as histórias do fora. Nestas páginas o que é considerado lugar também se transtorna: a linguagem, o papel, a cidade, o mar, a luz, a casa, a universidade o cemitério a fotografia o trabalho, a parede, o minúsculo terreno circular do glifo do O. As fotografias são de arquivos pessoais e de conhecidos, de matérias jornalísticas e de bibliotecas de conteúdos em domínio público. Das fotografias de Aracati a maioria é parte do acervo do violonista aracatiense Netinho Ponciano, amplamente digitalizado e disponibilizado por ele mesmo em seu perfil pessoal no Facebook. Assim como as do acervo do historiador e escritor Antero Pereira, também baixadas de suas redes sociais. Em especial, algumas fotos são do projeto de salvaguarda, divulgação e criação do acervo o fotógrafo Marcos Aurélio Pacheco da Costa (1965-2001), assinado por sua filha Elisa Maria Pacheco professora, historiadora e artista, disponíveis no site resgatesdeumaretina.tumblr.com As imagens de satélite foram baixadas do site do Observatório da Terra da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) ou feitas a partir de capturas de tela do Google Maps. Algumas ilustrações e fotografias históricas são do site The Public Domain Review, projeto de curadoria independente de conteúdos diversos que estão em domínio público. As restantes são apropriações não atribuídas a uma fonte, furtadas de pesquisas no Google Imagens ou de matérias jornalísticas. Um índice ao final do livro fornece uma legenda para cada imagem identificando-a pelo numero da página na qual se mostra.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURALiberdadeLugar de arteEscrita de artistaLivro de artistaAutocriaçãoCabe mais uminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19478/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRZPereira.pdfRZPereira.pdfapplication/pdf63525901http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19478/1/RZPereira.pdf265e69ece7349cb254a7b74e376dac85MD5111422/194782023-11-30 00:05:25.116oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cabe mais um |
title |
Cabe mais um |
spellingShingle |
Cabe mais um Pereira, Raylton Zaranza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Liberdade Lugar de arte Escrita de artista Livro de artista Autocriação |
title_short |
Cabe mais um |
title_full |
Cabe mais um |
title_fullStr |
Cabe mais um |
title_full_unstemmed |
Cabe mais um |
title_sort |
Cabe mais um |
author |
Pereira, Raylton Zaranza |
author_facet |
Pereira, Raylton Zaranza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Raylton Zaranza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benetti, Liliane |
contributor_str_mv |
Benetti, Liliane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Liberdade Lugar de arte Escrita de artista Livro de artista Autocriação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liberdade Lugar de arte Escrita de artista Livro de artista Autocriação |
description |
De um amontoado de fotografias, trechos de livros e escritos pessoais feitos durante deslocamentos por superfícies múltiplas, uma das tantas possibilidades de sua organização se dá neste livro. Os textos tentam delinear uma relação entre lugar e possibilidade, pelejando elaborar algo acerca dos modos do meio de indicar ao ser artista, a possibilidade de sua continuidade ou de sua morte. Gaguejam um diálogo entre uma história subjetiva e as histórias do mundo, a história de um dentro com as histórias do fora. Nestas páginas o que é considerado lugar também se transtorna: a linguagem, o papel, a cidade, o mar, a luz, a casa, a universidade o cemitério a fotografia o trabalho, a parede, o minúsculo terreno circular do glifo do O. As fotografias são de arquivos pessoais e de conhecidos, de matérias jornalísticas e de bibliotecas de conteúdos em domínio público. Das fotografias de Aracati a maioria é parte do acervo do violonista aracatiense Netinho Ponciano, amplamente digitalizado e disponibilizado por ele mesmo em seu perfil pessoal no Facebook. Assim como as do acervo do historiador e escritor Antero Pereira, também baixadas de suas redes sociais. Em especial, algumas fotos são do projeto de salvaguarda, divulgação e criação do acervo o fotógrafo Marcos Aurélio Pacheco da Costa (1965-2001), assinado por sua filha Elisa Maria Pacheco professora, historiadora e artista, disponíveis no site resgatesdeumaretina.tumblr.com As imagens de satélite foram baixadas do site do Observatório da Terra da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) ou feitas a partir de capturas de tela do Google Maps. Algumas ilustrações e fotografias históricas são do site The Public Domain Review, projeto de curadoria independente de conteúdos diversos que estão em domínio público. As restantes são apropriações não atribuídas a uma fonte, furtadas de pesquisas no Google Imagens ou de matérias jornalísticas. Um índice ao final do livro fornece uma legenda para cada imagem identificando-a pelo numero da página na qual se mostra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-11T13:48:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Raylton Zaranza. Cabe mais um. 2022. 487 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19478 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Raylton Zaranza. Cabe mais um. 2022. 487 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19478/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19478/1/RZPereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 265e69ece7349cb254a7b74e376dac85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097275406974976 |