Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, João Pedro Noronha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18876
Resumo: Este estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema.
id UFRJ_d89f907033d3fc54d9de538b44cd1a14
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18876
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade socialDesigualdadeEnsino superiorCotasUniversidades e faculdades públicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEste estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFaria, Maria de Fátima Bruno dehttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940Bezerra, João Pedro Noronha2022-10-11T14:15:14Z2023-12-21T03:09:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/18876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18876Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
title Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
spellingShingle Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
Bezerra, João Pedro Noronha
Desigualdade
Ensino superior
Cotas
Universidades e faculdades públicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
title_full Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
title_fullStr Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
title_full_unstemmed Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
title_sort Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
author Bezerra, João Pedro Noronha
author_facet Bezerra, João Pedro Noronha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Maria de Fátima Bruno de
http://lattes.cnpq.br/8599349398408940
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, João Pedro Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Ensino superior
Cotas
Universidades e faculdades públicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Desigualdade
Ensino superior
Cotas
Universidades e faculdades públicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Este estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-11T14:15:14Z
2023-12-21T03:09:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/18876
identifier_str_mv BEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/18876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456034186067968