Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12657 |
Resumo: | Neste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo. |
id |
UFRJ_d989dcd76ebcda7054740f0eb7369ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12657 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?Mercado editorialSubúrbios na literaturaClube do livroConsumoLeituraCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDANeste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosFeijó, MárioBarbosa, Nathalia Freire de Oliveira2020-07-03T19:26:59Z2023-12-21T03:01:08Z2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
title |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
spellingShingle |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira Mercado editorial Subúrbios na literatura Clube do livro Consumo Leitura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
title_full |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
title_fullStr |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
title_full_unstemmed |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
title_sort |
Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca? |
author |
Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos Feijó, Mário |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado editorial Subúrbios na literatura Clube do livro Consumo Leitura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Mercado editorial Subúrbios na literatura Clube do livro Consumo Leitura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Neste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 2020-07-03T19:26:59Z 2023-12-21T03:01:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12657 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456006246760448 |