Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12657
Resumo: Neste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo.
id UFRJ_d989dcd76ebcda7054740f0eb7369ae5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12657
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?Mercado editorialSubúrbios na literaturaClube do livroConsumoLeituraCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDANeste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosFeijó, MárioBarbosa, Nathalia Freire de Oliveira2020-07-03T19:26:59Z2023-12-21T03:01:08Z2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
title Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
spellingShingle Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
Mercado editorial
Subúrbios na literatura
Clube do livro
Consumo
Leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
title_full Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
title_fullStr Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
title_full_unstemmed Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
title_sort Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
author Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
author_facet Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Feijó, Mário
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado editorial
Subúrbios na literatura
Clube do livro
Consumo
Leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Mercado editorial
Subúrbios na literatura
Clube do livro
Consumo
Leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Neste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02
2020-07-03T19:26:59Z
2023-12-21T03:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12657
identifier_str_mv BARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006246760448