Imprecisão e vagueza: efeitos na gramáticas dos adjetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Isadora Aparecida Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3814
Resumo: Investiga a compreensão dos falantes de português do Brasil sobre os aspectos contextuais do significado, explorando as distinções na natureza da sensibilidade contextual (seja semântica ou pragmática) e fornece um suporte experimental para uma distinção entre duas classes de adjetivos graduáveis, baseada na teoria proposta por (KENNEDY, 1999) e desenvolvida em Kennedy e McNally (2005). A finalidade do estudo é construir, a partir de experimentos, evidências que comprovem ou contestem a distinção semântica entre os adjetivos relativos e absolutos em português brasileiro. Trata-se de um trabalho nunca realizado com os adjetivos do português do Brasil, e, embora haja diversos estudos anteriores a esse que assumam a existência de distinções entre os adjetivos, este é o primeiro experimento realizado no Brasil com o objetivo de verificar se essas intuições e a teoria dos adjetivos encontram ou não suporte empírico.
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