Corrosão: uma visão para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Soraia de Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6513
Resumo: Sabe-se hoje que cabe ao professor de Química despertar nos alunos o caráter investigativo para os mais diversos temas correlacionado ao cotidiano e o pensamento científico. Assim, com o intuito de estabelecer um vinculo entre o estudo de Eletroquímica e o cotidiano dos alunos, são apresentadas diversas formas de abordagem teórica e prática no Ensino Médio para as reações de corrosão que são comuns em nossa sociedade, podendo ser evidenciadas por um de seus produtos que é chamado de “ferrugem”. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa em títulos de Ensino Médio e títulos específicos de Corrosão, com adequação da linguagem destes últimos para alunos do Ensino Médio. A sociedade possui uma tecnologia susceptível a fenômenos naturais, tais como os mais diversos tipos de intempéries, mas danos aos materiais podem ser evitados com o uso de revestimentos (pintura) ou revestimento metálico, incluindo também outras formas de proteção como o uso de inibidores de corrosão e biocidas, alcançando uma redução da corrosividade do meio. Após um levantamento bibliográfico em livros de ensino médio, foram relacionados 6 experimentos, ligados a Eletroquímica no Ensino Médio, que podem ser realizados com segurança e praticidade em sala de aula ou laboratório de Química. Sugere-se a aplicação de uma série de perguntas para interpretação dos fenômenos que ocorrem nos experimentos e também sua associação a vida cotidiana. Evidencia-se a possibilidade de exploração e ampliação das atividades teóricas e práticas encontradas neste trabalho, com a utilização de atributos próprios do ser humano que são: curiosidade, atenção, raciocínio e determinação que, em última análise, são respostas naturais do ser humano quando colocados frente a um problema ou desafio.
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Assim, com o intuito de estabelecer um vinculo entre o estudo de Eletroquímica e o cotidiano dos alunos, são apresentadas diversas formas de abordagem teórica e prática no Ensino Médio para as reações de corrosão que são comuns em nossa sociedade, podendo ser evidenciadas por um de seus produtos que é chamado de “ferrugem”. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa em títulos de Ensino Médio e títulos específicos de Corrosão, com adequação da linguagem destes últimos para alunos do Ensino Médio. A sociedade possui uma tecnologia susceptível a fenômenos naturais, tais como os mais diversos tipos de intempéries, mas danos aos materiais podem ser evitados com o uso de revestimentos (pintura) ou revestimento metálico, incluindo também outras formas de proteção como o uso de inibidores de corrosão e biocidas, alcançando uma redução da corrosividade do meio. Após um levantamento bibliográfico em livros de ensino médio, foram relacionados 6 experimentos, ligados a Eletroquímica no Ensino Médio, que podem ser realizados com segurança e praticidade em sala de aula ou laboratório de Química. Sugere-se a aplicação de uma série de perguntas para interpretação dos fenômenos que ocorrem nos experimentos e também sua associação a vida cotidiana. 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