Plano de aula de introdução a física térmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Porfírio Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/24156
Resumo: Apresenta-se uma proposta de aula baseada em processos de ensino-aprendizagem, conceitos físicos, observando-se a LDB, PCN e o PCN+. O tema de um conjunto de 3 aulas é a introdução à física térmica. Utiliza-se um questionário diagnóstico extraído de Yeo e Zadnik (2001). Os conteúdos foram organizados a partir das teorias psicodidáticas de Vygotsky e Ausubel. No desenvolvimento do trabalho são apresentados os conceitos de termometria e planos de aula. Acredita-se que neste trabalho a forma como se trata os conceitos irá facilitar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Física Térmica.
id UFRJ_db40022e3622253f3a885aa0a3c97ec6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/24156
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Plano de aula de introdução a física térmicaTermodinâmicaFísica térmicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSApresenta-se uma proposta de aula baseada em processos de ensino-aprendizagem, conceitos físicos, observando-se a LDB, PCN e o PCN+. O tema de um conjunto de 3 aulas é a introdução à física térmica. Utiliza-se um questionário diagnóstico extraído de Yeo e Zadnik (2001). Os conteúdos foram organizados a partir das teorias psicodidáticas de Vygotsky e Ausubel. No desenvolvimento do trabalho são apresentados os conceitos de termometria e planos de aula. Acredita-se que neste trabalho a forma como se trata os conceitos irá facilitar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Física Térmica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSousa, João José Fernandes deVianna, Deise MirandaChaves, Francisco Artur BraunMoreira, Ligia de FariasVieira, André Porfírio Lima2024-10-31T02:18:36Z2024-11-01T03:00:12Z2013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/24156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-01T03:00:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/24156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-01T03:00:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de aula de introdução a física térmica
title Plano de aula de introdução a física térmica
spellingShingle Plano de aula de introdução a física térmica
Vieira, André Porfírio Lima
Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
title_short Plano de aula de introdução a física térmica
title_full Plano de aula de introdução a física térmica
title_fullStr Plano de aula de introdução a física térmica
title_full_unstemmed Plano de aula de introdução a física térmica
title_sort Plano de aula de introdução a física térmica
author Vieira, André Porfírio Lima
author_facet Vieira, André Porfírio Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, João José Fernandes de
Vianna, Deise Miranda
Chaves, Francisco Artur Braun
Moreira, Ligia de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, André Porfírio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
topic Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
description Apresenta-se uma proposta de aula baseada em processos de ensino-aprendizagem, conceitos físicos, observando-se a LDB, PCN e o PCN+. O tema de um conjunto de 3 aulas é a introdução à física térmica. Utiliza-se um questionário diagnóstico extraído de Yeo e Zadnik (2001). Os conteúdos foram organizados a partir das teorias psicodidáticas de Vygotsky e Ausubel. No desenvolvimento do trabalho são apresentados os conceitos de termometria e planos de aula. Acredita-se que neste trabalho a forma como se trata os conceitos irá facilitar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Física Térmica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2024-10-31T02:18:36Z
2024-11-01T03:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/24156
url http://hdl.handle.net/11422/24156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455993949061120