Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3094
Resumo: Apresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica.
id UFRJ_c3b7c93bf0a382a2c941378062ed5c58
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3094
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do alunoTermodinâmicaMetodologia de ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSApresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresBarcellos, Alexandre da Silva2017-11-01T17:54:27Z2023-12-21T03:03:46Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/3094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:46Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
title Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
spellingShingle Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
Barcellos, Alexandre da Silva
Termodinâmica
Metodologia de ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
title_short Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
title_full Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
title_fullStr Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
title_full_unstemmed Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
title_sort Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
author Barcellos, Alexandre da Silva
author_facet Barcellos, Alexandre da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wilma Machado Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Alexandre da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Termodinâmica
Metodologia de ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
topic Termodinâmica
Metodologia de ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
description Apresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2017-11-01T17:54:27Z
2023-12-21T03:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3094
url http://hdl.handle.net/11422/3094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455967588909056