Um burro no pedestal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8608 |
Resumo: | Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas. |
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Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas. |
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