Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5035 |
Resumo: | O setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação. |
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Inovação nos serviços intensivos em conhecimentoSetor de serviçosInovaçãoServiços intensivos em conhecimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJTigre, Paulo Bastoshttp://lattes.cnpq.br/4463491768068518Lyra, Gustavo Moreira2018-09-17T20:26:06Z2023-12-21T03:03:58Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5035Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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