Inovação nos serviços intensivos em conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Gustavo Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5035
Resumo: O setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação.
id UFRJ_dde26e4092fe34c25482c96a42dcf888
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5035
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Inovação nos serviços intensivos em conhecimentoSetor de serviçosInovaçãoServiços intensivos em conhecimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJTigre, Paulo Bastoshttp://lattes.cnpq.br/4463491768068518Lyra, Gustavo Moreira2018-09-17T20:26:06Z2023-12-21T03:03:58Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5035Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
title Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
spellingShingle Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
Lyra, Gustavo Moreira
Setor de serviços
Inovação
Serviços intensivos em conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
title_full Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
title_fullStr Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
title_full_unstemmed Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
title_sort Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
author Lyra, Gustavo Moreira
author_facet Lyra, Gustavo Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tigre, Paulo Bastos
http://lattes.cnpq.br/4463491768068518
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra, Gustavo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Setor de serviços
Inovação
Serviços intensivos em conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Setor de serviços
Inovação
Serviços intensivos em conhecimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description O setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2018-09-17T20:26:06Z
2023-12-21T03:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5035
url http://hdl.handle.net/11422/5035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455971690938368