Os desafios da gestão escolar da educação infantil em comunidades de sociabilidade violenta do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Grazielly Rodrigues dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12697
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi analisar os desafios vividos e as estratégias utilizadas pela equipe gestora de unidades escolares inseridas em ambientes de violência e sociabilidade violenta, em particular, dos denominados Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), localizados no Rio Janeiro, sendo uma dessas unidades escolares parte de minha rotina diária, já que atuo como professora em uma delas. Atualmente, o campo educacional é repleto de tensões. A atuação do professor na contemporaneidade, em qualquer segmento que seja, é um grande desafio sendo ainda maior para os professores atuantes na educação infantil, considerando a peculiaridade e a importância desse segmento no qual as crianças iniciam sua inserção na educação, acarretando um desafio maior ainda quando essas inserções ocorrem em escolas que apresentam ambientes de violência e sociabilidade violenta em seu entorno. A presente pesquisa de monografia buscou discutir de forma analítica e reflexiva o tema violência e sociabilidade violenta e quais as estratégias adotadas pela gestão em meio a esse contexto. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, do tipo de investigação exploratória, utilizandose de relatos de experiência e pesquisas bibliográficas para fundamentação das discussões. Os referenciais teóricos que orientaram as discussões e as análises dos relatos produzidos pela gestão das escolas (professores e diretores), partiram, principalmente, dos estudos de Bourdieu (1983), Velho (1996), Machado da Silva (2004), Cavalcanti (2008), dentre outros, que discutem acerca do tema violência e sociabilidade violenta. Os resultados das análises dos relatos mostraram que as adversidades e situações vividas por esses profissionais são um desafio diário que requer ir além dos “manuais” produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, pois essas situações vividas interferem no aspecto psicológico e emocional dos profissionais e das crianças causando impactos de diversas naturezas para a vida dos envolvidos. Os resultados também apontaram a relevância de maior aproximação entre o poder público e essas escolas para que, em parceria, sejam adotadas estratégias efetivas que possam, de fato, ajudar a lidar com essas situações adversas e incontroláveis ocorridas em tais ambientes onde, infelizmente, persiste a violência presente de forma cotidiana.
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