Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211 |
Resumo: | O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação. |
id |
BASR-0_92d51d69334fbf839b224986deeb98d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1211 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood EducationEducação Infantilformação docenteatuação profissional.O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/121110.34115/basr.v3i2.1211Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1169-1192Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1169-11922595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211/1072Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Joseane da Silva MillerBoer, Noemi2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1211Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
title |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
spellingShingle |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education Rodrigues, Joseane da Silva Miller Educação Infantil formação docente atuação profissional. |
title_short |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
title_full |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
title_fullStr |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
title_sort |
Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education |
author |
Rodrigues, Joseane da Silva Miller |
author_facet |
Rodrigues, Joseane da Silva Miller Boer, Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Boer, Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joseane da Silva Miller Boer, Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil formação docente atuação profissional. |
topic |
Educação Infantil formação docente atuação profissional. |
description |
O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211 10.34115/basr.v3i2.1211 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i2.1211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211/1072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1169-1192 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1169-1192 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005565874176 |