Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joseane da Silva Miller
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boer, Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211
Resumo: O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação.
id BASR-0_92d51d69334fbf839b224986deeb98d0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1211
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood EducationEducação Infantilformação docenteatuação profissional.O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/121110.34115/basr.v3i2.1211Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1169-1192Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1169-11922595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211/1072Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Joseane da Silva MillerBoer, Noemi2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1211Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
title Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
spellingShingle Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
Rodrigues, Joseane da Silva Miller
Educação Infantil
formação docente
atuação profissional.
title_short Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
title_full Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
title_fullStr Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
title_sort Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education
author Rodrigues, Joseane da Silva Miller
author_facet Rodrigues, Joseane da Silva Miller
Boer, Noemi
author_role author
author2 Boer, Noemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joseane da Silva Miller
Boer, Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
formação docente
atuação profissional.
topic Educação Infantil
formação docente
atuação profissional.
description O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211
10.34115/basr.v3i2.1211
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i2.1211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211/1072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1169-1192
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1169-1192
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005565874176