Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitor Borges Coutinho da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10810
Resumo: Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.
id UFRJ_e3d20fc8ee96ef6f90874498cc9a8c34
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10810
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Vitor Borges Coutinho daCosta, Luís Henrique Maciel KosmalskRubinstein, Marcelo GonçalvesLanza, Marcelo Luiz DrumondCampista, Miguel Elias Mitre2019-12-09T13:07:28Z2023-11-30T03:03:43Z2013-08http://hdl.handle.net/11422/10810Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-10-04T21:14:43Z No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-12-09T13:07:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-09T13:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5) Previous issue date: 2013-08Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIASsistemas de transporte inteligenteestimativa de hora de chegadalocalização automática de veículoUm sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10008411.pdfmonopoli10008411.pdfapplication/pdf1807509http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/1/monopoli10008411.pdff3b7227a817251bd2f6a9b352d4120aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/108102023-11-30 00:03:43.014oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
title Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
spellingShingle Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
Silva, Vitor Borges Coutinho da
CNPQ::ENGENHARIAS
sistemas de transporte inteligente
estimativa de hora de chegada
localização automática de veículo
title_short Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
title_full Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
title_fullStr Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
title_full_unstemmed Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
title_sort Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
author Silva, Vitor Borges Coutinho da
author_facet Silva, Vitor Borges Coutinho da
author_role author
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalsk
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitor Borges Coutinho da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rubinstein, Marcelo Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lanza, Marcelo Luiz Drumond
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campista, Miguel Elias Mitre
contributor_str_mv Rubinstein, Marcelo Gonçalves
Lanza, Marcelo Luiz Drumond
Campista, Miguel Elias Mitre
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
sistemas de transporte inteligente
estimativa de hora de chegada
localização automática de veículo
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas de transporte inteligente
estimativa de hora de chegada
localização automática de veículo
description Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-09T13:07:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/10810
url http://hdl.handle.net/11422/10810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/1/monopoli10008411.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097161851437056