Um sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10810 |
Resumo: | Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro. |
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Silva, Vitor Borges Coutinho daCosta, Luís Henrique Maciel KosmalskRubinstein, Marcelo GonçalvesLanza, Marcelo Luiz DrumondCampista, Miguel Elias Mitre2019-12-09T13:07:28Z2023-11-30T03:03:43Z2013-08http://hdl.handle.net/11422/10810Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-10-04T21:14:43Z No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-12-09T13:07:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-09T13:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10008411.pdf: 1807509 bytes, checksum: f3b7227a817251bd2f6a9b352d4120ae (MD5) Previous issue date: 2013-08Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIASsistemas de transporte inteligenteestimativa de hora de chegadalocalização automática de veículoUm sistema de localização e previsão de chegada dos veículos de transporte público usando redes IEEE 802.11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10008411.pdfmonopoli10008411.pdfapplication/pdf1807509http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/1/monopoli10008411.pdff3b7227a817251bd2f6a9b352d4120aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10810/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/108102023-11-30 00:03:43.014oai:pantheon.ufrj.br:11422/10810TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Atualmente, as grandes cidades sofrem com os engarrafamentos gerados pelo crescente volume de veículos nas ruas. A principal causa desse problema se deve ao uso excessivo de meios de transporte particulares, em detrimento ao uso dos transportes públicos de massa, como ônibus e trens. Esse comportamento ocorre, pois as pessoas julgam os transportes de massa desconfortáveis e não confiáveis o suficiente. Portanto, a baixa qualidade de servi ̧co oferecida aos usuários, os repele do uso dos transportes públicos de massa. Com isso, cada vez mais pessoas utilizam veículos particulares, agravando a situação do trânsito nas cidades. Uma solução para resolver o problema do trânsito é prover o alargamento das vias mais utiliza-das, aumentando a capacidade de escoamento do trânsito. Contudo, essa solução é temporária, visto que soluciona o sintoma do problema e não o problema em si. Para efetivamente solucionar o problema do trânsito nas grandes cidades, uma alternativa é estimular a utilização dos transportes de massa. Todavia, para isso é necessário aumentar a qualidade de serviço oferecida aos usuários. O presente projeto atua em favor desse aumento através do desenvolvimento de um sistema que calcula e entrega informações de horário de chegada de ônibus aos pontos de parada aos usuários. Os usuários ao receberem essa informação podem se programar para ir ao ponto de parada apenas quando estiver perto de seu meio de transporte chegar, aumentando o conforto dos usuários. Para estimar o horário de chegada dos ônibus nos pontos de parada, o sistema desenvolvido utiliza informações recentes do trânsito. Os resultados obtidos mostram que o sistema criado é capaz de atender as demandas de uma cidade grande como o Rio de Janeiro. |
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