O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tuany Teixeira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18365
Resumo: A novela O invasor é uma obra brasileira escrita por Marçal Aquino, que foi publicada em 2002. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme homônimo com a direção de Beto Brant e com o roteiro assinado pelo próprio Marçal Aquino. No entanto, a escrita da novela foi interrompida no quarto capítulo para que o roteiro fosse escrito e o filme fosse produzido. Só após a finalização do filme que a escrita da novela foi retomada. Mesmo que ambos os projetos tenham sido escritos pelo mesmo autor, ele optou por narrar a mesma história a partir de pontos de vista diferentes. A novela foi narrada em primeira pessoa, enquanto o filme foi narrado em terceira pessoa. Partindo dessas particularidades e das diferenças estruturais entre a arte cinematográfica e a arte literária, este trabalho tem como objetivo analisar a novela e o filme O invasor a fim de verificar como a narrativa se comporta em ambos os suportes a partir de diferentes pontos de vista. Para isso, primeiramente, busca- se analisar elementos centrais da arte cinematográfica e da narrativa literária, de modo individual, levando em consideração os aspectos que compõe cada arte. Assim, o segundo capítulo se desenvolve a partir da perspectiva cinematográfica e o terceiro capítulo é composto pela perspectiva literária. Ao final, algumas considerações são apresentadas a partir desse estudo de caráter inicial.
id UFRJ_e48aee69510b7d0eed1717a2386c80be
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18365
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavraLiteratura brasileiraNovelaCinemaCrítica literáriaNarrativaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA novela O invasor é uma obra brasileira escrita por Marçal Aquino, que foi publicada em 2002. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme homônimo com a direção de Beto Brant e com o roteiro assinado pelo próprio Marçal Aquino. No entanto, a escrita da novela foi interrompida no quarto capítulo para que o roteiro fosse escrito e o filme fosse produzido. Só após a finalização do filme que a escrita da novela foi retomada. Mesmo que ambos os projetos tenham sido escritos pelo mesmo autor, ele optou por narrar a mesma história a partir de pontos de vista diferentes. A novela foi narrada em primeira pessoa, enquanto o filme foi narrado em terceira pessoa. Partindo dessas particularidades e das diferenças estruturais entre a arte cinematográfica e a arte literária, este trabalho tem como objetivo analisar a novela e o filme O invasor a fim de verificar como a narrativa se comporta em ambos os suportes a partir de diferentes pontos de vista. Para isso, primeiramente, busca- se analisar elementos centrais da arte cinematográfica e da narrativa literária, de modo individual, levando em consideração os aspectos que compõe cada arte. Assim, o segundo capítulo se desenvolve a partir da perspectiva cinematográfica e o terceiro capítulo é composto pela perspectiva literária. Ao final, algumas considerações são apresentadas a partir desse estudo de caráter inicial.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJBastos, Laíse Ribashttp://lattes.cnpq.br/1754323902435093http://lattes.cnpq.br/7432053724900006Ji, Renanhttp://lattes.cnpq.br/2910416457015153Silva, Tuany Teixeira da2022-08-20T01:17:33Z2023-12-21T03:09:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
title O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
spellingShingle O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
Silva, Tuany Teixeira da
Literatura brasileira
Novela
Cinema
Crítica literária
Narrativa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
title_full O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
title_fullStr O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
title_full_unstemmed O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
title_sort O invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavra
author Silva, Tuany Teixeira da
author_facet Silva, Tuany Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Laíse Ribas
http://lattes.cnpq.br/1754323902435093
http://lattes.cnpq.br/7432053724900006
Ji, Renan
http://lattes.cnpq.br/2910416457015153
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tuany Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Novela
Cinema
Crítica literária
Narrativa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Literatura brasileira
Novela
Cinema
Crítica literária
Narrativa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description A novela O invasor é uma obra brasileira escrita por Marçal Aquino, que foi publicada em 2002. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme homônimo com a direção de Beto Brant e com o roteiro assinado pelo próprio Marçal Aquino. No entanto, a escrita da novela foi interrompida no quarto capítulo para que o roteiro fosse escrito e o filme fosse produzido. Só após a finalização do filme que a escrita da novela foi retomada. Mesmo que ambos os projetos tenham sido escritos pelo mesmo autor, ele optou por narrar a mesma história a partir de pontos de vista diferentes. A novela foi narrada em primeira pessoa, enquanto o filme foi narrado em terceira pessoa. Partindo dessas particularidades e das diferenças estruturais entre a arte cinematográfica e a arte literária, este trabalho tem como objetivo analisar a novela e o filme O invasor a fim de verificar como a narrativa se comporta em ambos os suportes a partir de diferentes pontos de vista. Para isso, primeiramente, busca- se analisar elementos centrais da arte cinematográfica e da narrativa literária, de modo individual, levando em consideração os aspectos que compõe cada arte. Assim, o segundo capítulo se desenvolve a partir da perspectiva cinematográfica e o terceiro capítulo é composto pela perspectiva literária. Ao final, algumas considerações são apresentadas a partir desse estudo de caráter inicial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-20T01:17:33Z
2022
2023-12-21T03:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18365
url http://hdl.handle.net/11422/18365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456035500982272