Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raizza Silva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15226
Resumo: A educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento.
id UFRJ_e59e715400107bf674a7f275c1a1d06f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15226
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagemTecnologia educacionalEducação a distânciaPedagogiaEnsino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALA educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJTanzi Neto, Adolfohttp://lattes.cnpq.br/2244801011056828http://lattes.cnpq.br/3555335782353027Tilio, Rogério Casanovashttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470Santos, Raizza Silva dos2021-09-20T17:26:12Z2023-12-21T03:08:23Z2021-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/15226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:23Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
title Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
spellingShingle Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
Santos, Raizza Silva dos
Tecnologia educacional
Educação a distância
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
title_full Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
title_fullStr Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
title_sort Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
author Santos, Raizza Silva dos
author_facet Santos, Raizza Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tanzi Neto, Adolfo
http://lattes.cnpq.br/2244801011056828
http://lattes.cnpq.br/3555335782353027
Tilio, Rogério Casanovas
http://lattes.cnpq.br/4176886574555470
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raizza Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação a distância
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia educacional
Educação a distância
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description A educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T17:26:12Z
2021-09-15
2023-12-21T03:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15226
url http://hdl.handle.net/11422/15226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456022196649984