Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_b6d730ad551caade4dbb856ff83ada63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234596 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19EducaçãoEnsino à distânciaTecnologia educacionalEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Em um mundo com excesso de informações propagadas agilmente pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, faz-se cada vez mais necessário que os/as usuários/as tenham a habilidade de selecionar, interpretar e alinhavar as informações que chegam até eles/as, de modo que não só façam sentido, mas que também se evite que o excesso de informações se transforme em dispersão. E, no contexto da educação, essa habilidade é ainda mais essencial, especialmente quando os/as docentes precisaram adaptar abruptamente seus cotidianos escolares ao ensino remoto emergencial provocado pela necessidade de isolamento social para mitigar a propagação da Covid-19. Sendo assim, esta pesquisa buscou investigar diferentes conceitos relacionados a curadoria de materiais digitais no contexto educacional e a influência dos algoritmos dos mecanismos de busca e técnicas de SEO na elaboração de aulas, bem como coletar dados e narrativas sobre essas práticas por professores/as do Ensino Médio brasileiros durante no contexto pandêmico de 2020 e, assim, compreender quais foram os principais fatores que contribuíram ou limitaram o uso de recursos digitais no ensino remoto emergencial. Para isso, realizamos duas partes empíricas, utilizando como ferramentas investigativas um questionário autoaplicado e entrevistas semiestruturadas através de webconferência com professores/as voluntários. Foram obtidas respostas de cento e treze professores/as de diferentes estados brasileiros e, dessa amostra alguns/as foram selecionados/as para a segunda etapa empírica da pesquisa, resultando em cinco entrevistas com professores/as de escolas públicas estaduais de Santa Catarina. A partir dessas etapas, foi possível perceber que os/as docentes encontraram várias dificuldades para inserir de maneira efetiva a prática da curadoria em seus planejamentos e práticas, pelos mais diversos motivos, passando pelas dificuldades geradas pelos impactos da pandemia de coronavírus até a falta de critérios para a busca, seleção, catalogação e uso de materiais digitais por esses/as professores/as.Abstract: In a world overwhelmed with information that is easily spread through digital information and communication technologies, it is essential that users have the right skills to select, interpret and fully comprehend it. Not only in a way that the information makes sense, but also to avoid the excess of it interfering with attention and focus. When talking about education, these skills are even more important, especially when teachers were forced to adapt abruptly, from school routine to emergency remote teaching, as to follow the lockdown guidelines to avoid COVID-19 dissemination. Therefore, this research aimed to investigate different concepts related to the curatorship of digital materials in the educational context, to collect data and narratives about this practice from Brazilian high school teachers during the pandemic, and thus comprehend what the main contributing or limiting factors to the use of digital resources on the emergency remote teaching were. To achieve this, we performed two empirical parts, using as investigative tools a selfapplied questionnaire and semi-structured interviews via web conferences with volunteer teachers. First we collected 113 answers from teachers from different Brazilian states and from these samples some were selected for the second part of the research, resulting in five interviews with teachers from state schools in Santa Catarina, Brazil. Based on this it was possible to conclude that the teachers faced several difficulties to effectively implement the curatorship in their planning for a variety of reasons, ranging from the ones caused by the coronavirus pandemic to the lack of criteria for searching, cataloging and using the materials by these teachers.Bergmann, Juliana Cristina FaggionUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Juliana Evelyn dos2022-05-19T14:42:11Z2022-05-19T14:42:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., gráfs.application/pdf375000https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:42:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:42:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
title |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 Santos, Juliana Evelyn dos Educação Ensino à distância Tecnologia educacional Ensino médio |
title_short |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
title_full |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
author |
Santos, Juliana Evelyn dos |
author_facet |
Santos, Juliana Evelyn dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergmann, Juliana Cristina Faggion Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Evelyn dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino à distância Tecnologia educacional Ensino médio |
topic |
Educação Ensino à distância Tecnologia educacional Ensino médio |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-19T14:42:11Z 2022-05-19T14:42:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
375000 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596 |
identifier_str_mv |
375000 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652141093453824 |