Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Evelyn dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_b6d730ad551caade4dbb856ff83ada63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234596
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Juliana Evelyn dosBergmann, Juliana Cristina Faggion2022-05-19T14:42:11Z2022-05-19T14:42:11Z2021375000https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Em um mundo com excesso de informações propagadas agilmente pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, faz-se cada vez mais necessário que os/as usuários/as tenham a habilidade de selecionar, interpretar e alinhavar as informações que chegam até eles/as, de modo que não só façam sentido, mas que também se evite que o excesso de informações se transforme em dispersão. E, no contexto da educação, essa habilidade é ainda mais essencial, especialmente quando os/as docentes precisaram adaptar abruptamente seus cotidianos escolares ao ensino remoto emergencial provocado pela necessidade de isolamento social para mitigar a propagação da Covid-19. Sendo assim, esta pesquisa buscou investigar diferentes conceitos relacionados a curadoria de materiais digitais no contexto educacional e a influência dos algoritmos dos mecanismos de busca e técnicas de SEO na elaboração de aulas, bem como coletar dados e narrativas sobre essas práticas por professores/as do Ensino Médio brasileiros durante no contexto pandêmico de 2020 e, assim, compreender quais foram os principais fatores que contribuíram ou limitaram o uso de recursos digitais no ensino remoto emergencial. Para isso, realizamos duas partes empíricas, utilizando como ferramentas investigativas um questionário autoaplicado e entrevistas semiestruturadas através de webconferência com professores/as voluntários. Foram obtidas respostas de cento e treze professores/as de diferentes estados brasileiros e, dessa amostra alguns/as foram selecionados/as para a segunda etapa empírica da pesquisa, resultando em cinco entrevistas com professores/as de escolas públicas estaduais de Santa Catarina. A partir dessas etapas, foi possível perceber que os/as docentes encontraram várias dificuldades para inserir de maneira efetiva a prática da curadoria em seus planejamentos e práticas, pelos mais diversos motivos, passando pelas dificuldades geradas pelos impactos da pandemia de coronavírus até a falta de critérios para a busca, seleção, catalogação e uso de materiais digitais por esses/as professores/as.Abstract: In a world overwhelmed with information that is easily spread through digital information and communication technologies, it is essential that users have the right skills to select, interpret and fully comprehend it. Not only in a way that the information makes sense, but also to avoid the excess of it interfering with attention and focus. When talking about education, these skills are even more important, especially when teachers were forced to adapt abruptly, from school routine to emergency remote teaching, as to follow the lockdown guidelines to avoid COVID-19 dissemination. Therefore, this research aimed to investigate different concepts related to the curatorship of digital materials in the educational context, to collect data and narratives about this practice from Brazilian high school teachers during the pandemic, and thus comprehend what the main contributing or limiting factors to the use of digital resources on the emergency remote teaching were. To achieve this, we performed two empirical parts, using as investigative tools a selfapplied questionnaire and semi-structured interviews via web conferences with volunteer teachers. First we collected 113 answers from teachers from different Brazilian states and from these samples some were selected for the second part of the research, resulting in five interviews with teachers from state schools in Santa Catarina, Brazil. Based on this it was possible to conclude that the teachers faced several difficulties to effectively implement the curatorship in their planning for a variety of reasons, ranging from the ones caused by the coronavirus pandemic to the lack of criteria for searching, cataloging and using the materials by these teachers.173 p.| il., gráfs.porEducaçãoEnsino à distânciaTecnologia educacionalEnsino médioCuradoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1617-D.pdfPEED1617-D.pdfapplication/pdf2215052https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234596/-1/PEED1617-D.pdf08b5b8a6262b4cea32d010ff464f1a42MD5-1123456789/2345962022-05-19 11:42:11.696oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:42:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
title Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
spellingShingle Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
Santos, Juliana Evelyn dos
Educação
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino médio
title_short Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
title_full Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
title_fullStr Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
title_sort Curadoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19
author Santos, Juliana Evelyn dos
author_facet Santos, Juliana Evelyn dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Evelyn dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bergmann, Juliana Cristina Faggion
contributor_str_mv Bergmann, Juliana Cristina Faggion
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino médio
topic Educação
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino médio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T14:42:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T14:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 375000
identifier_str_mv 375000
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234596/-1/PEED1617-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08b5b8a6262b4cea32d010ff464f1a42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805180552052736