Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14689 |
Resumo: | O presente relatório busca a elaboração de um documento sistemático abordando a construção de um jogo computacional idealizado e programado pelas alunas da extensão. Tem-se por objetivo elaborar um jogo com capacidade de mostrar a matemática de maneira lúdica e divertida, diferente de como ela é mostrada normalmente, produzidos pela extensão de Bilinguismo Computacional do Laboratório de Games Inteligentes do Instituto Tércio Paccitti de Aplicações e Serviços Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No que tange a metodologia, foi feita a leitura do material, decisão dos desafios e enredo e programação do game. Como resultado alcançou-se um jogo que pode ser jogado tanto por crianças quanto por adolescentes, que traz uma história e desafios matemáticos. |
id |
UFRJ_e7c0e275541a0fce26a379648ab6b1d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14689 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, Carla Verônica MachadoCampos, Livia MachadoBittencourt, Mariana CamaraSantos, Ana Caroline Duarte dosSimas, Emanuelle Marques Pereira2021-08-02T19:19:28Z2023-11-30T03:04:22Z2021-07-01http://hdl.handle.net/11422/14689O presente relatório busca a elaboração de um documento sistemático abordando a construção de um jogo computacional idealizado e programado pelas alunas da extensão. Tem-se por objetivo elaborar um jogo com capacidade de mostrar a matemática de maneira lúdica e divertida, diferente de como ela é mostrada normalmente, produzidos pela extensão de Bilinguismo Computacional do Laboratório de Games Inteligentes do Instituto Tércio Paccitti de Aplicações e Serviços Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No que tange a metodologia, foi feita a leitura do material, decisão dos desafios e enredo e programação do game. Como resultado alcançou-se um jogo que pode ser jogado tanto por crianças quanto por adolescentes, que traz uma história e desafios matemáticos.This report seeks to elaborate a systematic document addressing the construction of a computational game idealized and programmed by the extension students. The objective is to build a game with the ability to show mathematics in a playful and fun way, different from how it is normally shown, produced by the extension of Computational Bilingualism of the Intelligent Games laboratory of the Tércio Paccitti Institute of Computer Applications and Services at the University Federal of Rio de Janeiro. Regarding the methodology, there was a reading of the material, decision of the challenges and plot and then the programming of the game. As a result, a game was made that can be played by both children and teenagers, which brings a history and mathematical challenges.Submitted by Elaine Almeida (elaine.almeida@nce.ufrj.br) on 2021-07-27T18:39:08Z No. of bitstreams: 1 0521.pdf: 1245095 bytes, checksum: 98c412e092d0ab415d3494a29578d7d9 (MD5)Rejected by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br), reason: Prezada Elaine, Por alguma razão o sistema não está permitindo que possamos abrir o arquivo para validação. O Miguel já está ciente nós orientou que rejeitássemos para que ele volte para você. Basta você aprovar novamente pois ele vai observar o que está havendo. on 2021-08-02T18:44:16Z (GMT)Submitted by Elaine Almeida (elaine.almeida@nce.ufrj.br) on 2021-08-02T19:19:28Z No. of bitstreams: 1 0521.pdf: 1245095 bytes, checksum: 98c412e092d0ab415d3494a29578d7d9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-02T19:19:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 0521.pdf: 1245095 bytes, checksum: 98c412e092d0ab415d3494a29578d7d9 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01porRelatório TécnicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos eletrônicosJogos educativosEnsino de matemáticaEducaçãoExtensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Meinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report0521abertoBrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14689/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL0521.pdf0521.pdfapplication/pdf1245095http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14689/1/0521.pdf98c412e092d0ab415d3494a29578d7d9MD5111422/146892023-11-30 00:04:22.004oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
title |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
spellingShingle |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me Marques, Carla Verônica Machado CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos eletrônicos Jogos educativos Ensino de matemática Educação |
title_short |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
title_full |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
title_fullStr |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
title_full_unstemmed |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
title_sort |
Extensão bilinguismo computacional desenvolvimento do game Remind Me |
author |
Marques, Carla Verônica Machado |
author_facet |
Marques, Carla Verônica Machado Campos, Livia Machado Bittencourt, Mariana Camara Santos, Ana Caroline Duarte dos Simas, Emanuelle Marques Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Livia Machado Bittencourt, Mariana Camara Santos, Ana Caroline Duarte dos Simas, Emanuelle Marques Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Carla Verônica Machado Campos, Livia Machado Bittencourt, Mariana Camara Santos, Ana Caroline Duarte dos Simas, Emanuelle Marques Pereira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos eletrônicos Jogos educativos Ensino de matemática Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Jogos educativos Ensino de matemática Educação |
description |
O presente relatório busca a elaboração de um documento sistemático abordando a construção de um jogo computacional idealizado e programado pelas alunas da extensão. Tem-se por objetivo elaborar um jogo com capacidade de mostrar a matemática de maneira lúdica e divertida, diferente de como ela é mostrada normalmente, produzidos pela extensão de Bilinguismo Computacional do Laboratório de Games Inteligentes do Instituto Tércio Paccitti de Aplicações e Serviços Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No que tange a metodologia, foi feita a leitura do material, decisão dos desafios e enredo e programação do game. Como resultado alcançou-se um jogo que pode ser jogado tanto por crianças quanto por adolescentes, que traz uma história e desafios matemáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-02T19:19:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/14689 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Relatório Técnico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14689/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14689/1/0521.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 98c412e092d0ab415d3494a29578d7d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097209506070528 |