A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suellen da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/160
Resumo: As histórias em quadrinhos (HQ’s) são uma linguagem específica popularizada em todo o mundo no século XX. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a visão do profissional Bibliotecário em Bibliotecas Escolares em relação às histórias em quadrinhos e sua inserção nos acervos escolares de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional – (PCN) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola- (PNBE). Foi feita uma pesquisa exploratória, juntamente com analise bibliográfica e com isso foi realizada uma coleta de dados em duas escolas públicas. Apresentando a necessidade e importância das HQ’s nessas unidades de informação, compreendidas como fontes de informação e um meio para despertar o interesse da leitura nos alunos. Enfatiza o papel do profissional bibliotecário na mediação entre o aluno e a biblioteca.
id UFRJ_e7daeb4ee13bf02b03e41ac573640c02
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/160
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBEHistórias em quadrinhosFonte de informaçãoLeituraBiblioteca EscolarCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAAs histórias em quadrinhos (HQ’s) são uma linguagem específica popularizada em todo o mundo no século XX. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a visão do profissional Bibliotecário em Bibliotecas Escolares em relação às histórias em quadrinhos e sua inserção nos acervos escolares de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional – (PCN) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola- (PNBE). Foi feita uma pesquisa exploratória, juntamente com analise bibliográfica e com isso foi realizada uma coleta de dados em duas escolas públicas. Apresentando a necessidade e importância das HQ’s nessas unidades de informação, compreendidas como fontes de informação e um meio para despertar o interesse da leitura nos alunos. Enfatiza o papel do profissional bibliotecário na mediação entre o aluno e a biblioteca.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCosta, Robson SantosPereira, Patricia Mallmann SoutoFidalgo, Lúcia Maria da CruzSouza, Suellen da Silva2016-04-20T12:10:04Z2023-12-21T03:04:28Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
title A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
spellingShingle A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
Souza, Suellen da Silva
Histórias em quadrinhos
Fonte de informação
Leitura
Biblioteca Escolar
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
title_full A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
title_fullStr A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
title_full_unstemmed A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
title_sort A Visão do Bibliotecário em relação à inserção de histórias em quadrinhos nos acervos de bibliotecas escolares pelo PNBE
author Souza, Suellen da Silva
author_facet Souza, Suellen da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Robson Santos
Pereira, Patricia Mallmann Souto
Fidalgo, Lúcia Maria da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suellen da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Fonte de informação
Leitura
Biblioteca Escolar
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Histórias em quadrinhos
Fonte de informação
Leitura
Biblioteca Escolar
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description As histórias em quadrinhos (HQ’s) são uma linguagem específica popularizada em todo o mundo no século XX. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a visão do profissional Bibliotecário em Bibliotecas Escolares em relação às histórias em quadrinhos e sua inserção nos acervos escolares de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional – (PCN) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola- (PNBE). Foi feita uma pesquisa exploratória, juntamente com analise bibliográfica e com isso foi realizada uma coleta de dados em duas escolas públicas. Apresentando a necessidade e importância das HQ’s nessas unidades de informação, compreendidas como fontes de informação e um meio para despertar o interesse da leitura nos alunos. Enfatiza o papel do profissional bibliotecário na mediação entre o aluno e a biblioteca.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-20T12:10:04Z
2016-03-09
2023-12-21T03:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/160
url http://hdl.handle.net/11422/160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455950958493696