Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/308 |
Resumo: | Ao verificar as estruturas industriais e a sistematização pela qual os romances femininos vendidos em banca se submetem durante sua produção, questiona-se a forma com que um produto cultural, resultado de fórmulas e padrões, pode atrair e manter um público consumidor. Para tanto, recorre-se à teoria de Jung sobre arquétipos e o inconsciente coletivo como forma de justificar o caráter ao mesmo tempo individual e coletivo do ato de consumo do produto cultural. Esta característica recai sobre os próprios meios de produção, elucidados por Morin e Martín-Barbero ao tratarem da constituição da indústria cultural. Partindo para um plano de análise mais específico, utiliza-se a concepção do mito talhada por Barthes para entender o mecanismo pelo qual o arquétipo pode ser projetado em um produto cultural. Finalizando o trabalho, a obra de Campbell elucida um dos arquétipos presentes no romance feminino Quem é essa garota?, de Lisa Plumley, com intuito de exemplificar o uso de arquétipos em produtos culturais. |
id |
UFRJ_e86791396c097fad9b6e9e4cbd1d56d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/308 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em bancaProdução editorialRomance feminoArquétipoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAo verificar as estruturas industriais e a sistematização pela qual os romances femininos vendidos em banca se submetem durante sua produção, questiona-se a forma com que um produto cultural, resultado de fórmulas e padrões, pode atrair e manter um público consumidor. Para tanto, recorre-se à teoria de Jung sobre arquétipos e o inconsciente coletivo como forma de justificar o caráter ao mesmo tempo individual e coletivo do ato de consumo do produto cultural. Esta característica recai sobre os próprios meios de produção, elucidados por Morin e Martín-Barbero ao tratarem da constituição da indústria cultural. Partindo para um plano de análise mais específico, utiliza-se a concepção do mito talhada por Barthes para entender o mecanismo pelo qual o arquétipo pode ser projetado em um produto cultural. Finalizando o trabalho, a obra de Campbell elucida um dos arquétipos presentes no romance feminino Quem é essa garota?, de Lisa Plumley, com intuito de exemplificar o uso de arquétipos em produtos culturais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSovik, Liv Rebeccahttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600Fonseca, Luiz Felipe dos Santos2016-05-10T17:13:57Z2023-12-21T03:04:31Z2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFONSECA, Luiz Felipe dos Santos. Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca. 2006. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/308Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
title |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
spellingShingle |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca Fonseca, Luiz Felipe dos Santos Produção editorial Romance femino Arquétipo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
title_full |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
title_fullStr |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
title_full_unstemmed |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
title_sort |
Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca |
author |
Fonseca, Luiz Felipe dos Santos |
author_facet |
Fonseca, Luiz Felipe dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sovik, Liv Rebecca http://lattes.cnpq.br/7709834262127600 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Luiz Felipe dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Romance femino Arquétipo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Romance femino Arquétipo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Ao verificar as estruturas industriais e a sistematização pela qual os romances femininos vendidos em banca se submetem durante sua produção, questiona-se a forma com que um produto cultural, resultado de fórmulas e padrões, pode atrair e manter um público consumidor. Para tanto, recorre-se à teoria de Jung sobre arquétipos e o inconsciente coletivo como forma de justificar o caráter ao mesmo tempo individual e coletivo do ato de consumo do produto cultural. Esta característica recai sobre os próprios meios de produção, elucidados por Morin e Martín-Barbero ao tratarem da constituição da indústria cultural. Partindo para um plano de análise mais específico, utiliza-se a concepção do mito talhada por Barthes para entender o mecanismo pelo qual o arquétipo pode ser projetado em um produto cultural. Finalizando o trabalho, a obra de Campbell elucida um dos arquétipos presentes no romance feminino Quem é essa garota?, de Lisa Plumley, com intuito de exemplificar o uso de arquétipos em produtos culturais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-23 2016-05-10T17:13:57Z 2023-12-21T03:04:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Luiz Felipe dos Santos. Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca. 2006. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. http://hdl.handle.net/11422/308 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Luiz Felipe dos Santos. Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca. 2006. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952558620672 |