Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1396 |
Resumo: | O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky. |
id |
UFRJ_e8cf6822059e3a1663220321e3b28ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1396 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Portella, Thais dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Pinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Silva Júnior, Amaury Fernandes da2017-02-10T13:02:59Z2023-11-30T03:01:53Z2011-07-10PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1396Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-04T14:04:15Z No. of bitstreams: 1 TPortella.pdf: 3953815 bytes, checksum: 30b4a4251f7511025109e46ca7d934bf (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T13:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TPortella.pdf: 3953815 bytes, checksum: 30b4a4251f7511025109e46ca7d934bf (MD5) Previous issue date: 2011-07-10O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMúsicaComunicaçãoIndústria fonográficaPublicidadeUma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTSPortella.pdfTSPortella.pdfapplication/pdf3560591http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/3/TSPortella.pdf4f82e1023212ffb2febaf1ddd9daf2aeMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTSPortella.pdf.txtTSPortella.pdf.txtExtracted texttext/plain139001http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/4/TSPortella.pdf.txt370ac9bf51f31991e0933b868d73afa0MD5411422/13962023-11-30 00:01:53.748oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
spellingShingle |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet Portella, Thais dos Santos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade |
title_short |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_full |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_fullStr |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_full_unstemmed |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_sort |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
author |
Portella, Thais dos Santos |
author_facet |
Portella, Thais dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portella, Thais dos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antoun, Henrique |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2895734067067136 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pinheiro, Marta de Araújo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9021048263321704 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da |
contributor_str_mv |
Antoun, Henrique Pinheiro, Marta de Araújo Silva Júnior, Amaury Fernandes da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade |
description |
O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-10T13:02:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1396 |
identifier_str_mv |
PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/3/TSPortella.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1396/4/TSPortella.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f82e1023212ffb2febaf1ddd9daf2ae dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 370ac9bf51f31991e0933b868d73afa0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066167828480 |