Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portella, Thais dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1396
Resumo: O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky.
id UFRJ_e8cf6822059e3a1663220321e3b28ab0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1396
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internetMúsicaComunicaçãoIndústria fonográficaPublicidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAO debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSilva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Pinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Portella, Thais dos Santos2017-02-10T13:02:59Z2023-12-21T03:02:34Z2011-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1396Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
title Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
spellingShingle Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
Portella, Thais dos Santos
Música
Comunicação
Indústria fonográfica
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
title_full Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
title_fullStr Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
title_full_unstemmed Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
title_sort Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
author Portella, Thais dos Santos
author_facet Portella, Thais dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Júnior, Amaury Fernandes da
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
Antoun, Henrique
http://lattes.cnpq.br/2895734067067136
Pinheiro, Marta de Araújo
http://lattes.cnpq.br/9021048263321704
dc.contributor.author.fl_str_mv Portella, Thais dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Comunicação
Indústria fonográfica
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Música
Comunicação
Indústria fonográfica
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-10
2017-02-10T13:02:59Z
2023-12-21T03:02:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/1396
identifier_str_mv PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954426134528