Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1396 |
Resumo: | O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky. |
id |
UFRJ_e8cf6822059e3a1663220321e3b28ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1396 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internetMúsicaComunicaçãoIndústria fonográficaPublicidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAO debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSilva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Pinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Portella, Thais dos Santos2017-02-10T13:02:59Z2023-12-21T03:02:34Z2011-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1396Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
spellingShingle |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet Portella, Thais dos Santos Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_full |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_fullStr |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_full_unstemmed |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
title_sort |
Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet |
author |
Portella, Thais dos Santos |
author_facet |
Portella, Thais dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 Antoun, Henrique http://lattes.cnpq.br/2895734067067136 Pinheiro, Marta de Araújo http://lattes.cnpq.br/9021048263321704 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portella, Thais dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Música Comunicação Indústria fonográfica Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
O debate acadêmico no trabalho discorre sobre a relação do surgimento de uma nova estética nos videoclipes impulsionando novas formas de comunicação para o formato. A cantora Lady Gaga é utilizada como símbolo deste movimento precursor, pois trabalha bastante com esses novos meios de comunicação, internet e rede sociais, além de se constituir como um ícone transgressor da indústria fonográfica atual. A estrela utiliza-se de diversas referências culturais passadas para montar a sua performance e constituir o novo para cultura da música pop atual. O clipe da música Telephone é destacado para o debate desta nova tendência, analisando; formato, referências culturais, narrativa, inserções publicitárias e a visualização impulsionada pelo uso da internet. O estudo consulta diversos autores para a formação do debate, são eles: Edgar Morin, Jacques Aumont, Roland Barthes, Martine Joly, Philip Kotler, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-10 2017-02-10T13:02:59Z 2023-12-21T03:02:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/1396 |
identifier_str_mv |
PORTELLA, Thais dos Santos. Uma nova estética e narrativa para os videoclipes: Lady Gaga e a formação de um ícone, as referências, o uso da publicidade e a internet. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954426134528 |