O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Beatriz Acioli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20343
Resumo: Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.
id UFRJ_e91ba9a95331ee383818bcafc28717ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20343
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mendes, Ana Beatriz AcioliFabião, Aline Couri2023-05-02T15:04:21Z2023-11-30T03:00:38Z2023-04-19MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/20343Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-05-02T15:04:20Z No. of bitstreams: 1 ABAMendes.pdf: 2439918 bytes, checksum: ff8ebe6e4964e6bdffe68fc19ffb00a2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-02T15:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABAMendes.pdf: 2439918 bytes, checksum: ff8ebe6e4964e6bdffe68fc19ffb00a2 (MD5) Previous issue date: 2023-04-19Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTESinestesiaExposiçãoExperiênciaProcesso criativoPercepçãoO fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20343/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALABAMendes.pdfABAMendes.pdfapplication/pdf2439918http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20343/1/ABAMendes.pdfff8ebe6e4964e6bdffe68fc19ffb00a2MD5111422/203432023-11-30 00:00:38.573oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
spellingShingle O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
Mendes, Ana Beatriz Acioli
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
title_short O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_full O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_fullStr O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_full_unstemmed O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_sort O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
author Mendes, Ana Beatriz Acioli
author_facet Mendes, Ana Beatriz Acioli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Beatriz Acioli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabião, Aline Couri
contributor_str_mv Fabião, Aline Couri
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
dc.subject.por.fl_str_mv Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
description Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T15:04:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/20343
identifier_str_mv MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/20343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20343/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20343/1/ABAMendes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
ff8ebe6e4964e6bdffe68fc19ffb00a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097292888834048