O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Beatriz Acioli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20343
Resumo: Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.
id UFRJ_e91ba9a95331ee383818bcafc28717ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20343
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de PaulaSinestesiaExposiçãoExperiênciaProcesso criativoPercepçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEste trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJFabião, Aline CouriMendes, Ana Beatriz Acioli2023-05-02T15:04:21Z2023-12-21T03:01:20Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/20343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
spellingShingle O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
Mendes, Ana Beatriz Acioli
Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
title_short O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_full O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_fullStr O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_full_unstemmed O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
title_sort O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
author Mendes, Ana Beatriz Acioli
author_facet Mendes, Ana Beatriz Acioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabião, Aline Couri
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Beatriz Acioli
dc.subject.por.fl_str_mv Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic Sinestesia
Exposição
Experiência
Processo criativo
Percepção
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
description Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T15:04:21Z
2023-12-21T03:01:20Z
2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/20343
identifier_str_mv MENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/20343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456045644906496