O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/20343 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis. |
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O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de PaulaSinestesiaExposiçãoExperiênciaProcesso criativoPercepçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEste trabalho pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo criativo de uma artista independente sinesteta, Stephanie de Paula. A artista possui uma condição neurológica capaz de misturar dois sentidos involuntariamente, em seu caso, a visão e a audição. Ao ouvir cores, a artista possui uma produção pictórica que explora essas experiências. Ao citarmos a exposição “Sinestesia” (2019) como resultado da sua relação sensorial com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a monografia analisa os trabalhos expostos e os registros dos mesmos com depoimentos, entrevistas, anotações, entre outros. Ou seja, para investigar sua sinestesia enquanto prática de criação e condição intrínseca ao ser, é considerado sua trajetória pessoal e artística. Evidenciamos o olhar da artista sobre suas obras e como cada uma foi realizada. Procuramos compreender suas escolhas cromáticas, técnicas utilizadas e as referências presentes nas apresentações da Orquestra, sem esquecermos das interferências e implicações sensíveis.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJFabião, Aline CouriMendes, Ana Beatriz Acioli2023-05-02T15:04:21Z2023-12-21T03:01:20Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMENDES, Ana Beatriz Acioli. O fazer artístico sinestésico: o caso da artista Stephanie de Paula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/20343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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