Literatura de autoria feminina na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana Gonçalves Campos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14541
Resumo: A história da América Latina é marcada por violências, segregação de minorias, machismo, conservadorismo e patriarcalismo. Decorrente deste fato, a desigualdade de gênero é um reflexo desse processo que, ainda hoje, encontra-se vigente em muitos países, afetando a vida das mulheres em diversos aspectos e, inclusive, nos âmbitos familiares, de trabalho e da academia. Isto posto, no cenário da literatura é evidente a relação de poder entre os sexos a partir da análise da grande presença de homens reconhecidos se comparados às mulheres, revelando que o machismo velado permanece enraizado no ramo literário. É partindo destas reflexões que o presente trabalho traça um panorama da escrita de autoria feminina na América Latina, apresentando um breve histórico do feminismo mundial e, mais especificamente, na região latino-americana, onde o papel da mulher é pautado pelo patriarcado e onde os direitos das mulheres têm sido colocado na agenda pública graças aos movimentos feministas, possibilitando mulheres a ter representatividade e, até mesmo, ganhar visibilidade em ambientes que há décadas não pertenciam como, por exemplo, na literatura. Tal discussão é realizada a partir da revisão bibliográfica sobre o período e os temas que marcaram esses processos de luta feminista na América Latina.
id UFRJ_e9d651c32f660a0d5e366a0a6d9f8396
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14541
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Literatura de autoria feminina na América LatinaLiteratura hispano-americanaMulheres na literaturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASA história da América Latina é marcada por violências, segregação de minorias, machismo, conservadorismo e patriarcalismo. Decorrente deste fato, a desigualdade de gênero é um reflexo desse processo que, ainda hoje, encontra-se vigente em muitos países, afetando a vida das mulheres em diversos aspectos e, inclusive, nos âmbitos familiares, de trabalho e da academia. Isto posto, no cenário da literatura é evidente a relação de poder entre os sexos a partir da análise da grande presença de homens reconhecidos se comparados às mulheres, revelando que o machismo velado permanece enraizado no ramo literário. É partindo destas reflexões que o presente trabalho traça um panorama da escrita de autoria feminina na América Latina, apresentando um breve histórico do feminismo mundial e, mais especificamente, na região latino-americana, onde o papel da mulher é pautado pelo patriarcado e onde os direitos das mulheres têm sido colocado na agenda pública graças aos movimentos feministas, possibilitando mulheres a ter representatividade e, até mesmo, ganhar visibilidade em ambientes que há décadas não pertenciam como, por exemplo, na literatura. Tal discussão é realizada a partir da revisão bibliográfica sobre o período e os temas que marcaram esses processos de luta feminista na América Latina.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJGutiérrez, Rafael Eduardohttp://lattes.cnpq.br/6316656737716891Labriola, Rodrigo Fernándezhttp://lattes.cnpq.br/6399613426845280Brito, Mariana Gonçalves Campos de2021-07-15T14:32:34Z2023-12-21T03:07:58Z2021-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14541Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura de autoria feminina na América Latina
title Literatura de autoria feminina na América Latina
spellingShingle Literatura de autoria feminina na América Latina
Brito, Mariana Gonçalves Campos de
Literatura hispano-americana
Mulheres na literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Literatura de autoria feminina na América Latina
title_full Literatura de autoria feminina na América Latina
title_fullStr Literatura de autoria feminina na América Latina
title_full_unstemmed Literatura de autoria feminina na América Latina
title_sort Literatura de autoria feminina na América Latina
author Brito, Mariana Gonçalves Campos de
author_facet Brito, Mariana Gonçalves Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gutiérrez, Rafael Eduardo
http://lattes.cnpq.br/6316656737716891
Labriola, Rodrigo Fernández
http://lattes.cnpq.br/6399613426845280
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana Gonçalves Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura hispano-americana
Mulheres na literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Literatura hispano-americana
Mulheres na literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description A história da América Latina é marcada por violências, segregação de minorias, machismo, conservadorismo e patriarcalismo. Decorrente deste fato, a desigualdade de gênero é um reflexo desse processo que, ainda hoje, encontra-se vigente em muitos países, afetando a vida das mulheres em diversos aspectos e, inclusive, nos âmbitos familiares, de trabalho e da academia. Isto posto, no cenário da literatura é evidente a relação de poder entre os sexos a partir da análise da grande presença de homens reconhecidos se comparados às mulheres, revelando que o machismo velado permanece enraizado no ramo literário. É partindo destas reflexões que o presente trabalho traça um panorama da escrita de autoria feminina na América Latina, apresentando um breve histórico do feminismo mundial e, mais especificamente, na região latino-americana, onde o papel da mulher é pautado pelo patriarcado e onde os direitos das mulheres têm sido colocado na agenda pública graças aos movimentos feministas, possibilitando mulheres a ter representatividade e, até mesmo, ganhar visibilidade em ambientes que há décadas não pertenciam como, por exemplo, na literatura. Tal discussão é realizada a partir da revisão bibliográfica sobre o período e os temas que marcaram esses processos de luta feminista na América Latina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15T14:32:34Z
2021-06-06
2023-12-21T03:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14541
url http://hdl.handle.net/11422/14541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456019598278656