Aquisição do perfect existencial associado ao presente por falantes nativos de inglês L1 adquirindo português brasileiro L2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21877 |
Resumo: | Este trabalho buscou contribuir para os estudos de aquisição de L2 e para a investigação da realização do aspecto perfect existencial. Especificamente, investigou-se a aquisição do aspecto perfect existencial associado ao presente por falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 de níveis iniciante, intermediário e avançado e também se investigou se havia transferência do padrão de realização do aspecto perfect existencial associado ao presente do inglês norte-americano L1 para o português brasileiro L2 por aprendizes de níveis iniciante, intermediário e avançado. As hipóteses foram que i) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível iniciante transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente e ii) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível intermediário e avançado não transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente. Para isso, aplicaram-se duas versões de um teste de decisão adaptado de Rebouças (2021) em português a informantes nativos de inglês norte-americano com diferentes níveis de proficiência. A partir da análise dos resultados, a hipótese (i) não foi refutada e a hipótese (ii) foi refutada, pois identificou-se que os informantes dos níveis iniciante, intermediário e avançado parecem transferir padrões da L1 para L2 no que diz respeito à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente. |
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Aquisição do perfect existencial associado ao presente por falantes nativos de inglês L1 adquirindo português brasileiro L2Aquisição de linguagemAprendizagem de língua estrangeiraLíngua inglesaLíngua portuguesaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEste trabalho buscou contribuir para os estudos de aquisição de L2 e para a investigação da realização do aspecto perfect existencial. Especificamente, investigou-se a aquisição do aspecto perfect existencial associado ao presente por falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 de níveis iniciante, intermediário e avançado e também se investigou se havia transferência do padrão de realização do aspecto perfect existencial associado ao presente do inglês norte-americano L1 para o português brasileiro L2 por aprendizes de níveis iniciante, intermediário e avançado. As hipóteses foram que i) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível iniciante transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente e ii) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível intermediário e avançado não transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente. Para isso, aplicaram-se duas versões de um teste de decisão adaptado de Rebouças (2021) em português a informantes nativos de inglês norte-americano com diferentes níveis de proficiência. A partir da análise dos resultados, a hipótese (i) não foi refutada e a hipótese (ii) foi refutada, pois identificou-se que os informantes dos níveis iniciante, intermediário e avançado parecem transferir padrões da L1 para L2 no que diz respeito à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJMartins, Adriana Leitãohttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396http://lattes.cnpq.br/3754141877638684Calindro, Ana Regina Vazhttp://lattes.cnpq.br/7479355830769784Rebouças, Érica Silva2023-10-19T19:11:22Z2023-12-21T03:02:03Z2023-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/21877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21877Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:32:26.319078Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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