O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Julia Wiltgen Castello da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2276
Resumo: Descreve a visão que o jovem literato Machado de Assis tinha sobre a crônica e o jornal, a partir de uma análise das crônicas que o autor publicou em seus primeiros vinte anos de produção na imprensa periódica. A ideia é compor o olhar de um jovem entusiasmado frente às novidades da época: o jornalismo, a possibilidade de viver de sua pena e a própria crônica, essa tribuna que lhe permitiu a exposição de opiniões por vezes controversas. Para isso, foi necessária uma ampla contextualização. Primeiramente, conceituar a crônica, esse gênero híbrido entre jornalismo e literatura, mostrando que não só Machado como muitos outros cronistas se empenharam em defini-lo em seus escritos; em segundo lugar, delinear as origens e a constituição da crônica moderna brasileira, da qual Machado foi um dos precursores; em seguida, apresentar as condições históricas da época, que influenciaram diretamente o conteúdo e a forma da crônica machadiana, além de discutir a presença dos escritores nas redações na segunda metade do século XIX. A partir da leitura e da análise da metalinguagem nos textos que Machado publicou na imprensa foi possível, enfim, compor um quebra-cabeça com as suas definições de crônica. Uma reflexão que contribui para entendermos melhor a relação entre literatura e jornalismo e desvendarmos um pouco os mistérios desse gênero tão amado no Brasil.
id UFRJ_f328f4aca664328950ce3e83cad13e09
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2276
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de AssisCritica literáriaMachado de AssisJornalismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODescreve a visão que o jovem literato Machado de Assis tinha sobre a crônica e o jornal, a partir de uma análise das crônicas que o autor publicou em seus primeiros vinte anos de produção na imprensa periódica. A ideia é compor o olhar de um jovem entusiasmado frente às novidades da época: o jornalismo, a possibilidade de viver de sua pena e a própria crônica, essa tribuna que lhe permitiu a exposição de opiniões por vezes controversas. Para isso, foi necessária uma ampla contextualização. Primeiramente, conceituar a crônica, esse gênero híbrido entre jornalismo e literatura, mostrando que não só Machado como muitos outros cronistas se empenharam em defini-lo em seus escritos; em segundo lugar, delinear as origens e a constituição da crônica moderna brasileira, da qual Machado foi um dos precursores; em seguida, apresentar as condições históricas da época, que influenciaram diretamente o conteúdo e a forma da crônica machadiana, além de discutir a presença dos escritores nas redações na segunda metade do século XIX. A partir da leitura e da análise da metalinguagem nos textos que Machado publicou na imprensa foi possível, enfim, compor um quebra-cabeça com as suas definições de crônica. Uma reflexão que contribui para entendermos melhor a relação entre literatura e jornalismo e desvendarmos um pouco os mistérios desse gênero tão amado no Brasil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJOliveira Jr., Paulo Roberto Pires deHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Soares, Augusto Henrique Gazir MartinsCosta, Julia Wiltgen Castello da2017-06-20T20:03:57Z2023-12-21T03:03:22Z2009-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Julia Wiltgen Castello da. O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2276Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
title O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
spellingShingle O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
Costa, Julia Wiltgen Castello da
Critica literária
Machado de Assis
Jornalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
title_full O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
title_fullStr O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
title_full_unstemmed O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
title_sort O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
author Costa, Julia Wiltgen Castello da
author_facet Costa, Julia Wiltgen Castello da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Jr., Paulo Roberto Pires de
Herschmann, Micael Maiolino
http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
Soares, Augusto Henrique Gazir Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Julia Wiltgen Castello da
dc.subject.por.fl_str_mv Critica literária
Machado de Assis
Jornalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Critica literária
Machado de Assis
Jornalismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Descreve a visão que o jovem literato Machado de Assis tinha sobre a crônica e o jornal, a partir de uma análise das crônicas que o autor publicou em seus primeiros vinte anos de produção na imprensa periódica. A ideia é compor o olhar de um jovem entusiasmado frente às novidades da época: o jornalismo, a possibilidade de viver de sua pena e a própria crônica, essa tribuna que lhe permitiu a exposição de opiniões por vezes controversas. Para isso, foi necessária uma ampla contextualização. Primeiramente, conceituar a crônica, esse gênero híbrido entre jornalismo e literatura, mostrando que não só Machado como muitos outros cronistas se empenharam em defini-lo em seus escritos; em segundo lugar, delinear as origens e a constituição da crônica moderna brasileira, da qual Machado foi um dos precursores; em seguida, apresentar as condições históricas da época, que influenciaram diretamente o conteúdo e a forma da crônica machadiana, além de discutir a presença dos escritores nas redações na segunda metade do século XIX. A partir da leitura e da análise da metalinguagem nos textos que Machado publicou na imprensa foi possível, enfim, compor um quebra-cabeça com as suas definições de crônica. Uma reflexão que contribui para entendermos melhor a relação entre literatura e jornalismo e desvendarmos um pouco os mistérios desse gênero tão amado no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
2017-06-20T20:03:57Z
2023-12-21T03:03:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Julia Wiltgen Castello da. O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
http://hdl.handle.net/11422/2276
identifier_str_mv COSTA, Julia Wiltgen Castello da. O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/2276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958107684864