Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Joana de Lima Ordacgi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15056
Resumo: O Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos.
id UFRJ_f345c10c03b1bfa72925fd89e8db33b8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15056
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?COVID-19InstagramMarketing digitalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAO Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deCarneiro, Mario Rubens de OliveiraRefkalefsky, EduardoCaldeira, Joana de Lima Ordacgi2021-09-03T23:33:56Z2023-12-21T03:08:16Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:16Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15056Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
title Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
spellingShingle Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
Caldeira, Joana de Lima Ordacgi
COVID-19
Instagram
Marketing digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
title_full Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
title_fullStr Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
title_full_unstemmed Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
title_sort Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
author Caldeira, Joana de Lima Ordacgi
author_facet Caldeira, Joana de Lima Ordacgi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Refkalefsky, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Joana de Lima Ordacgi
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Instagram
Marketing digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic COVID-19
Instagram
Marketing digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description O Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03T23:33:56Z
2021-07-22
2023-12-21T03:08:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/15056
identifier_str_mv CALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456021230911488