Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15056 |
Resumo: | O Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos. |
id |
UFRJ_f345c10c03b1bfa72925fd89e8db33b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15056 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?COVID-19InstagramMarketing digitalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAO Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deCarneiro, Mario Rubens de OliveiraRefkalefsky, EduardoCaldeira, Joana de Lima Ordacgi2021-09-03T23:33:56Z2023-12-21T03:08:16Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:16Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15056Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
title |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
spellingShingle |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? Caldeira, Joana de Lima Ordacgi COVID-19 Marketing digital CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
title_full |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
title_fullStr |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
title_full_unstemmed |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
title_sort |
Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram? |
author |
Caldeira, Joana de Lima Ordacgi |
author_facet |
Caldeira, Joana de Lima Ordacgi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de Carneiro, Mario Rubens de Oliveira Refkalefsky, Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Joana de Lima Ordacgi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Marketing digital CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
COVID-19 Marketing digital CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
O Instagram é uma rede social digital que vem se tornando, cada vez mais, uma plataforma de negócios e vendas. Nesse estudo objetiva-se averiguar o empreendedorismo digital dentro do Instagram relacionado à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. A pesquisa tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócios não são tão distintos, apesar de haver algumas diferenças pontuais, principalmente comparando os setores nos quais empreendem. Motivações como a não necessidade de investimento inicial e as ferramentas que ajudam nas vendas estão entre as mais citadas. Assim, o empreendimento através do Instagram se tornou a realidade de muitas pessoas, apesar de não ser possível afirmar que esse cenário prevalecerá com o passar dos anos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03T23:33:56Z 2021-07-22 2023-12-21T03:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/15056 |
identifier_str_mv |
CALDEIRA, Joana de Lima Ordacgi. Negócios durante a pandemia: que tal empreender através do Instagram?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456021230911488 |