O cinema alemão em diálogo com a tradição romântica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2134 |
Resumo: | Estuda o cinema em seu diálogo com o Romantismo. A pesquisa foca-se no cinema alemão, especificamente em dois filmes de Friedrich Wilhelm Murnau e Werner Herzog, e parte da hipótese de que os dois cineastas apresentam, cada um a seu modo, heranças do movimento que marcou a arte alemã nos séculos XVIII e XIX. Num primeiro momento, a pesquisa aborda o Romantismo como uma tradição germânica e investiga no que consiste a visão de mundo romântica. Num segundo momento, o trabalho concentra-se no estudo de dois movimentos importantes na história do cinema alemão: o Expressionismo da década de 20 e o Novo Cinema Alemão, que floresceu na Alemanha Ocidental a partir dos anos 60. A partir deste estudo, são feitas as análises fílmicas de “Nosferatu” (1922), de F. W. Murnau, e “O enigma de Kaspar Hauser” (1974), de Werner Herzog, inserindo as duas obras dentro de uma tradição cultural alemã. |
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