O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1682 |
Resumo: | Desde o fim da década de 1990, o cinema alemão voltou a ganhar projeção no exterior, algo que não acontecia desde a década de 1970, quando filmes do Novo Cinema Alemão ganharam o mundo. O curioso é que esses novos filmes, além de tocarem muitas vezes em assuntos delicados da memória da Alemanha conseguiram, como seus antecessores, obter sucesso de público e de crítica. A proposta desta monografia é identificar como o cinema alemão contemporâneo aborda a questão da memória. Com esse intuito, apresentamos uma discussão bibliográfica entre autores que trabalham com a memória e traçamos um histórico do cinema alemão, procurando identificar a importância desta questão no cinema do país através do tempo e as condições que favoreceram a produção dos filmes contemporâneos. Por fim, analisamos os filmes “Adeus, Lênin!” e “A vida dos outros”, que têm como tema a vida na República Democrática Alemã, procurando identificar neles elementos presentes na discussão proposta. |
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