O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Lucas Travassos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1682
Resumo: Desde o fim da década de 1990, o cinema alemão voltou a ganhar projeção no exterior, algo que não acontecia desde a década de 1970, quando filmes do Novo Cinema Alemão ganharam o mundo. O curioso é que esses novos filmes, além de tocarem muitas vezes em assuntos delicados da memória da Alemanha conseguiram, como seus antecessores, obter sucesso de público e de crítica. A proposta desta monografia é identificar como o cinema alemão contemporâneo aborda a questão da memória. Com esse intuito, apresentamos uma discussão bibliográfica entre autores que trabalham com a memória e traçamos um histórico do cinema alemão, procurando identificar a importância desta questão no cinema do país através do tempo e as condições que favoreceram a produção dos filmes contemporâneos. Por fim, analisamos os filmes “Adeus, Lênin!” e “A vida dos outros”, que têm como tema a vida na República Democrática Alemã, procurando identificar neles elementos presentes na discussão proposta.
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