Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/333 |
Resumo: | Analisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual. |
id |
UFRJ_f5bdcff42baf6a091ac46431f0e2992a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/333 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitoresProdução editorialDesign de livrosFormação de leitoresLiteratura infanto-juvenilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFeijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Fernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Carvalho, Victa dehttp://lattes.cnpq.br/4096422316916519Almeida, Carolina Souza de2016-05-13T19:11:48Z2023-12-21T03:04:33Z2011-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/333Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:10:49.692136Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
title |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
spellingShingle |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores Almeida, Carolina Souza de Produção editorial Design de livros Formação de leitores Literatura infanto-juvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
title_full |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
title_fullStr |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
title_full_unstemmed |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
title_sort |
Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores |
author |
Almeida, Carolina Souza de |
author_facet |
Almeida, Carolina Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feijó, Mário http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 Fernandes, Amaury http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 Carvalho, Victa de http://lattes.cnpq.br/4096422316916519 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carolina Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Design de livros Formação de leitores Literatura infanto-juvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Design de livros Formação de leitores Literatura infanto-juvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Analisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-14 2016-05-13T19:11:48Z 2023-12-21T03:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/333 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672568235687936 |