A estética publicitária no cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1242 |
Resumo: | A partir do final da década de 90, com o restabelecimento da produção cinematográfica nacional – período denominado “Retomada” -, uma grande discussão polarizou teóricos, críticos e profissionais do audiovisual; discussão esta que alcançou o seu auge em 2002, por ocasião do lançamento do filme Cidade de Deus: a notável presença de uma “estética publicitária” nesta safra de produções em particular, ou melhor, uma notável valorização do técnico e do imagético sobre o conteúdo. Este trabalho busca estudar e compreender tal estética, o que a caracteriza, quais suas possíveis origens, a sua verdadeira relação com os anúncios publicitários para TV, através do confronto e análise ponderados da visão de teóricos e profissionais. O grande parentesco entre as duas áreas audiovisuais (Cinematográfica e Publicitária), desenvolvido nos últimos anos, é o ponto de partida para a análise de tal identidade visual e o filme de Fernando Meirelles sobre a favela carioca homônima é o lastro sobre o qual tal análise é erguida, sendo esta obra considerada, à época de seu lançamento, o exemplo seminal da “estética publicitária” no cinema brasileiro. |
id |
UFRJ_f6376b51a5d4ed0bcd8ca12761e9ccd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1242 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Diego Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705Lissovsky, Mauricio2017-01-10T17:04:31Z2023-11-30T03:02:42Z2008-06-22ANJOS, Diego Pereira dos. A estética publicitária no cinema brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1242Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-02T22:15:17Z No. of bitstreams: 1 DAnjos.pdf: 451249 bytes, checksum: 214b0648d7e361f270d9c8f55c1a0d26 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-10T17:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAnjos.pdf: 451249 bytes, checksum: 214b0648d7e361f270d9c8f55c1a0d26 (MD5) Previous issue date: 2008-06-22A partir do final da década de 90, com o restabelecimento da produção cinematográfica nacional – período denominado “Retomada” -, uma grande discussão polarizou teóricos, críticos e profissionais do audiovisual; discussão esta que alcançou o seu auge em 2002, por ocasião do lançamento do filme Cidade de Deus: a notável presença de uma “estética publicitária” nesta safra de produções em particular, ou melhor, uma notável valorização do técnico e do imagético sobre o conteúdo. Este trabalho busca estudar e compreender tal estética, o que a caracteriza, quais suas possíveis origens, a sua verdadeira relação com os anúncios publicitários para TV, através do confronto e análise ponderados da visão de teóricos e profissionais. O grande parentesco entre as duas áreas audiovisuais (Cinematográfica e Publicitária), desenvolvido nos últimos anos, é o ponto de partida para a análise de tal identidade visual e o filme de Fernando Meirelles sobre a favela carioca homônima é o lastro sobre o qual tal análise é erguida, sendo esta obra considerada, à época de seu lançamento, o exemplo seminal da “estética publicitária” no cinema brasileiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAudiovisualIndústria cinematográficaEstética publicitariaVisualA estética publicitária no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDAnjos.pdfDAnjos.pdfapplication/pdf451249http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/1/DAnjos.pdf214b0648d7e361f270d9c8f55c1a0d26MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTDAnjos.pdf.txtDAnjos.pdf.txtExtracted texttext/plain94846http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/3/DAnjos.pdf.txtffd456b9142714261b66c88eea6a3970MD5311422/12422023-11-30 00:02:42.321oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
title |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
spellingShingle |
A estética publicitária no cinema brasileiro Anjos, Diego Pereira dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Audiovisual Indústria cinematográfica Estética publicitaria Visual |
title_short |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
title_full |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
title_fullStr |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
title_full_unstemmed |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
title_sort |
A estética publicitária no cinema brasileiro |
author |
Anjos, Diego Pereira dos |
author_facet |
Anjos, Diego Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Diego Pereira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lissovsky, Mauricio |
contributor_str_mv |
Lissovsky, Mauricio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Audiovisual Indústria cinematográfica Estética publicitaria Visual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Indústria cinematográfica Estética publicitaria Visual |
description |
A partir do final da década de 90, com o restabelecimento da produção cinematográfica nacional – período denominado “Retomada” -, uma grande discussão polarizou teóricos, críticos e profissionais do audiovisual; discussão esta que alcançou o seu auge em 2002, por ocasião do lançamento do filme Cidade de Deus: a notável presença de uma “estética publicitária” nesta safra de produções em particular, ou melhor, uma notável valorização do técnico e do imagético sobre o conteúdo. Este trabalho busca estudar e compreender tal estética, o que a caracteriza, quais suas possíveis origens, a sua verdadeira relação com os anúncios publicitários para TV, através do confronto e análise ponderados da visão de teóricos e profissionais. O grande parentesco entre as duas áreas audiovisuais (Cinematográfica e Publicitária), desenvolvido nos últimos anos, é o ponto de partida para a análise de tal identidade visual e o filme de Fernando Meirelles sobre a favela carioca homônima é o lastro sobre o qual tal análise é erguida, sendo esta obra considerada, à época de seu lançamento, o exemplo seminal da “estética publicitária” no cinema brasileiro. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-10T17:04:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANJOS, Diego Pereira dos. A estética publicitária no cinema brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1242 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Diego Pereira dos. A estética publicitária no cinema brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/1/DAnjos.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1242/3/DAnjos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
214b0648d7e361f270d9c8f55c1a0d26 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 ffd456b9142714261b66c88eea6a3970 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097069632323584 |