O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Caio Andrade Araújo Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19731
Resumo: Esse trabalho investigou a relação entre visualidade e sonoridade nas capas dos discos de Elza Soares durante as primeiras duas décadas de carreira da cantora, em um intervalo compreendido entre 1960 e 1980. Lançadas por 3 gravadoras diferentes (Odeon, Tapecar e CBS, respectivamente), tais capas foram produzidas em um momento ascendente, afirmativo e/ou conflituoso na carreira da cantora, que neste século foi revisitada e abraçada pela nova geração como uma porta-voz dos problemas sociais do Brasil. Por isso, entre uma indústria recente e capista de LPs que começa a surgir e se aperfeiçoar no país, movimentos importantes como a bossa nova, ditadura e exílio, falsas problemas de um casamento cada vez menos feliz, tem-se um fértil terreno com elementos que moldam o repertório e a construção da persona Soares à época.
id UFRJ_f7c83af40562f693b779b9943ef2303e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19731
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Correia, Caio Andrade Araújo MartinsOliveira, Paulo da Costa e Silva de2023-02-15T16:56:43Z2023-11-30T03:05:28Z2022CORREIA, Caio Andrade Araújo Martins. O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980). 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19731Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-02-15T16:56:43Z No. of bitstreams: 1 CAAMCorreia.pdf: 1292862 bytes, checksum: b2c09d0daf5258d956eaa7202897b50f (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-15T16:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAAMCorreia.pdf: 1292862 bytes, checksum: b2c09d0daf5258d956eaa7202897b50f (MD5) Previous issue date: 2022Esse trabalho investigou a relação entre visualidade e sonoridade nas capas dos discos de Elza Soares durante as primeiras duas décadas de carreira da cantora, em um intervalo compreendido entre 1960 e 1980. Lançadas por 3 gravadoras diferentes (Odeon, Tapecar e CBS, respectivamente), tais capas foram produzidas em um momento ascendente, afirmativo e/ou conflituoso na carreira da cantora, que neste século foi revisitada e abraçada pela nova geração como uma porta-voz dos problemas sociais do Brasil. Por isso, entre uma indústria recente e capista de LPs que começa a surgir e se aperfeiçoar no país, movimentos importantes como a bossa nova, ditadura e exílio, falsas problemas de um casamento cada vez menos feliz, tem-se um fértil terreno com elementos que moldam o repertório e a construção da persona Soares à época.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEElza SoaresCapas de discoMúsica brasileiraArtes gráficasVisualidade e músicaO som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19731/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALCAAMCorreia.pdfCAAMCorreia.pdfapplication/pdf1292862http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19731/1/CAAMCorreia.pdfb2c09d0daf5258d956eaa7202897b50fMD5111422/197312023-11-30 00:05:28.44oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
title O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
spellingShingle O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
Correia, Caio Andrade Araújo Martins
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Elza Soares
Capas de disco
Música brasileira
Artes gráficas
Visualidade e música
title_short O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
title_full O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
title_fullStr O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
title_full_unstemmed O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
title_sort O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
author Correia, Caio Andrade Araújo Martins
author_facet Correia, Caio Andrade Araújo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Caio Andrade Araújo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Paulo da Costa e Silva de
contributor_str_mv Oliveira, Paulo da Costa e Silva de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Elza Soares
Capas de disco
Música brasileira
Artes gráficas
Visualidade e música
dc.subject.por.fl_str_mv Elza Soares
Capas de disco
Música brasileira
Artes gráficas
Visualidade e música
description Esse trabalho investigou a relação entre visualidade e sonoridade nas capas dos discos de Elza Soares durante as primeiras duas décadas de carreira da cantora, em um intervalo compreendido entre 1960 e 1980. Lançadas por 3 gravadoras diferentes (Odeon, Tapecar e CBS, respectivamente), tais capas foram produzidas em um momento ascendente, afirmativo e/ou conflituoso na carreira da cantora, que neste século foi revisitada e abraçada pela nova geração como uma porta-voz dos problemas sociais do Brasil. Por isso, entre uma indústria recente e capista de LPs que começa a surgir e se aperfeiçoar no país, movimentos importantes como a bossa nova, ditadura e exílio, falsas problemas de um casamento cada vez menos feliz, tem-se um fértil terreno com elementos que moldam o repertório e a construção da persona Soares à época.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-15T16:56:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORREIA, Caio Andrade Araújo Martins. O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980). 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19731
identifier_str_mv CORREIA, Caio Andrade Araújo Martins. O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980). 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19731/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19731/1/CAAMCorreia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
b2c09d0daf5258d956eaa7202897b50f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097278481399808