Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Duarte da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7408
Resumo: Analisa o que a representação de personagens homossexuais em um comercial da marca O Boticário revela sobre as percepções e atitudes do público em relação à publicidade como espaço de inclusão. Buscamos traçar uma abordagem contextual das reivindicações LGBT no país face aos discursos religiosos e o papel desempenhado pela publicidade ao dialogar com essas minorias. Assumindo a publicidade como uma ponte para o consumo, analisamos como este último apresenta-se, hoje, como um caminho para a ação política, explorando os conceitos de boicote, backlash e buycott. Soma-se a isso o poder de engajamento propiciado pelas redes sociais virtuais, cuja análise perpassa as esferas anteriores. O proceder metodológico utilizado foi uma pesquisa quantitativa realizada on-line com 500 respondentes, que comparou a opinião de pessoas LGBT e não LGBT a respeito da campanha, da inclusão de homossexualidades na publicidade e seus efeitos no comportamento de compra e da atuação nas redes sociais virtuais. Além disso, foi possível cruzar dados com a variável Religião, o que deu margem a diferentes resultados segundo as crenças dos respondentes.
id UFRJ_f841eb81386114da97697735e83b16f2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7408
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Leonardo Duarte dahttp://lattes.cnpq.br/1314551148230240Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Burrowes, Patrícia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos2019-04-24T21:26:21Z2023-11-30T03:02:58Z2016-12-15SILVA, Leonardo Duarte da. Os casais de O Boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016http://hdl.handle.net/11422/7408Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-06T21:19:28Z No. of bitstreams: 1 Lsilvapp.pdf: 1535076 bytes, checksum: c84cd4c65c959675f521f675b3806779 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-24T21:26:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lsilvapp.pdf: 1535076 bytes, checksum: c84cd4c65c959675f521f675b3806779 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15Analisa o que a representação de personagens homossexuais em um comercial da marca O Boticário revela sobre as percepções e atitudes do público em relação à publicidade como espaço de inclusão. Buscamos traçar uma abordagem contextual das reivindicações LGBT no país face aos discursos religiosos e o papel desempenhado pela publicidade ao dialogar com essas minorias. Assumindo a publicidade como uma ponte para o consumo, analisamos como este último apresenta-se, hoje, como um caminho para a ação política, explorando os conceitos de boicote, backlash e buycott. Soma-se a isso o poder de engajamento propiciado pelas redes sociais virtuais, cuja análise perpassa as esferas anteriores. O proceder metodológico utilizado foi uma pesquisa quantitativa realizada on-line com 500 respondentes, que comparou a opinião de pessoas LGBT e não LGBT a respeito da campanha, da inclusão de homossexualidades na publicidade e seus efeitos no comportamento de compra e da atuação nas redes sociais virtuais. Além disso, foi possível cruzar dados com a variável Religião, o que deu margem a diferentes resultados segundo as crenças dos respondentes.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPropagandaHomossexualidadeReligiãoOs casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLsilvapp.pdfLsilvapp.pdfapplication/pdf1535076http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7408/1/Lsilvapp.pdfc84cd4c65c959675f521f675b3806779MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7408/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/74082023-11-30 00:02:58.106oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
title Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
spellingShingle Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
Silva, Leonardo Duarte da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Propaganda
Homossexualidade
Religião
title_short Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
title_full Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
title_fullStr Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
title_full_unstemmed Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
title_sort Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
author Silva, Leonardo Duarte da
author_facet Silva, Leonardo Duarte da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1314551148230240
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Duarte da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Mônica Machado
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Burrowes, Patrícia Cecilia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
contributor_str_mv Cardoso, Mônica Machado
Burrowes, Patrícia Cecilia
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Propaganda
Homossexualidade
Religião
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Homossexualidade
Religião
description Analisa o que a representação de personagens homossexuais em um comercial da marca O Boticário revela sobre as percepções e atitudes do público em relação à publicidade como espaço de inclusão. Buscamos traçar uma abordagem contextual das reivindicações LGBT no país face aos discursos religiosos e o papel desempenhado pela publicidade ao dialogar com essas minorias. Assumindo a publicidade como uma ponte para o consumo, analisamos como este último apresenta-se, hoje, como um caminho para a ação política, explorando os conceitos de boicote, backlash e buycott. Soma-se a isso o poder de engajamento propiciado pelas redes sociais virtuais, cuja análise perpassa as esferas anteriores. O proceder metodológico utilizado foi uma pesquisa quantitativa realizada on-line com 500 respondentes, que comparou a opinião de pessoas LGBT e não LGBT a respeito da campanha, da inclusão de homossexualidades na publicidade e seus efeitos no comportamento de compra e da atuação nas redes sociais virtuais. Além disso, foi possível cruzar dados com a variável Religião, o que deu margem a diferentes resultados segundo as crenças dos respondentes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T21:26:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Leonardo Duarte da. Os casais de O Boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7408
identifier_str_mv SILVA, Leonardo Duarte da. Os casais de O Boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
url http://hdl.handle.net/11422/7408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7408/1/Lsilvapp.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7408/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c84cd4c65c959675f521f675b3806779
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097107878084608